11 de fevereiro de 2020 6:49 por Geraldo de Majella
O médico e poeta Fernando Sérgio Lira, prefeito de Maragogi, tomou posse no dia 1° de fevereiro na Academia Anadiense de Letras e Artes (AALA), e passa a ocupar a cadeira 11 que tem como patrono o médico e poeta José Campelo de Almeida. A sessão foi realizada no auditório da Escola Nossa Senhora da Piedade.
Em seu discurso de posse ele disse: “É muita honra regressar a Anadia, minha terra natal, agora na condição de sócio da AALA. Pertenço a outras duas academias, a de reumatologia e a Tocantinense de Letras. Tomo posse na cadeira nº 11, cujo patrono foi médico e poeta, mais um motivo para me orgulhar dessa jovem instituição”.
É graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1982; tem especialização em Medicina do Trabalho e em Reumatologia; foi chefe do Serviço de Reumatologia no Hospital Geral de Palmas (HGP) e Professor Auxiliar do Curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Palmas.
Fernando Sérgio Lira e Sidney Wanderley, na década de 90 dirigiram a coleção “Viventes das Alagoas”, integralmente dedicada à publicação e à divulgação de poetas alagoanos. Nela estão incluídos nomes como o sapateiro Antônio Aurélio de Moraes (o popular Tonho Lambe-Sola), Ronaldo de Andrade, Jorge Cooper, Jorge de Lima e Gonzaga Leão.
Fernando Sérgio publicou Hai-Cactos (1991), Planos de Gaivota (1996) e Hai-Quase (2002) em parceria com Sidney Wanderley.