11 de fevereiro de 2020 6:51 por Geraldo de Majella
No início da tarde desta terça-feira, 11, o corpo do ex-deputado Jefferson Moraes deixou o saguão da Assembleia Legislativa, no Centro, onde foi velado, para o Memorial Parque Maceió, no bairro do Benedito Bentes, onde foi sepultado, às 14h. O parlamentar faleceu na manhã da segunda-feira, 10, vítima de um câncer no pâncreas que atingiu também o fígado. Ele tratava da doença na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, onde estava internado há cerca de um mês.
Familiares, amigos e antigos companheiros de Parlamento homenagearam Jefferson Morais, com manifestações de apreço por sua trajetória política, exerceu mandato de deputado estadual no período 2011/2014, e desempenho profissional, como jornalista e radialista.
Natural de União dos Palmares, Jefferson Moraes iniciou a carreira na comunicação como repórter policial do extinto Jornal de Alagoas, do grupo Diários Associados. Quando o grupo encerrou suas atividades em Alagoas, fechando o J.A e vendendo a Rádio Progresso, que se mantiveram durante anos como os mais populares veículos de comunicação do Estado, Moraes foi para a TV Alagoas, onde fez o Plantão de Polícia, iniciando a bem sucedida trajetória de apresentador de TV.
Em seguida, foi para a TV Pajuçara, onde fez os programas Fique Alerta e Balanço Geral Alagoas. O jornalista foi ainda repórter policial no jornal Gazeta de Alagoas, atuando também na Rádio Gazeta AM.
A popularidade alcançada na televisão o estimulou a disputar mandato no Legislativo. Ao ingressar na atividade política em 2006, quando foi candidato pela primeira vez, assumiu como suplente. Em 2010, foi eleito tendo exercido o mandato até 2014. No exercício do mandato, em 2012 tentou, sem êxito, se eleger prefeito de Maceió.
Autoridades, sindicalistas e amigos lamentaram a morte prematura do apresentador. “Hoje Alagoas perdeu um grande comunicador e político atuante, pessoa alegre e do bem” – disse o governador do Estado, Renan Filho (MDB), apresentando solidariedade a família. Em sua manifestação, o procurador geral de Justiça, Alfredo Gaspar fez a seguinte declaração:
“Deus receba meu amigo e grande jornalista Jefferson Morais. Hoje amanheci com a triste notícia do seu falecimento. Semana passada, estivemos juntos e pude reafirmar nossa amizade. Fará muita falta”, escreveu.