segunda-feira 15 de julho de 2024

 NUTRIÇÃO SEM MISTÉRIOS

10 de julho de 2020 8:50 por Redação

A coluna Nutrição sem Mistérios pretende ser um espaço onde iremos conversar sobre alimentação de forma simples e direta.

Sou nutricionista e, ao longo do exercício da profissão, já tive a oportunidade de ouvir muitas perguntas, algumas das quais comuns aos interesses de mais de uma pessoa.

Por isso, darei o “pontapé inicial”, trazendo informações sobre algumas dessas dúvidas, mas conto com as intervenções de vocês, no sentido de enviar sua dúvida, para que possamos tentar responder de forma clara e objetiva.

Como a manutenção do peso ideal está cada dia mais difícil para grande parte da população, iniciaremos nossa conversa com uma pergunta que interessa a muita gente: “Qual a melhor dieta para emagrecer? “.

O princípio básico do emagrecimento é um equilíbrio relativamente simples, que se resume em comer o necessário para o obtenção do nosso objetivo (emagrecer) e é por isso que as dietas da lua, do abacaxi, de proteína, low carb, dos pontos e tantas outras que vão surgindo… funcionarão para perda de peso, ainda que por um tempo limitado, se houver uma redução significativa daquilo que se come diariamente.

Fácil também é explicar o contrário: o fracasso dos planos para emagrecer em que a pessoa não come durante o dia e a noite extrapola, pula uma refeição e compensa com larga margem na próxima, ou ainda troca o almoço por um shake e janta por dois…

Qual seria, então, a melhor dieta para ter sucesso?

Podemos dividir, resumidamente, as dietas em quatro grandes grupos, onde a maioria das propostas se enquadram, com pequenas variações em cada um dos fundamentos utilizados pelos planos. São elas: as dietas isentas de gorduras, as dietas vegetarianas, as dietas ricas em proteínas; e, finalmente, as dietas de contagem de energia (caloria).

Para ficar mais fácil de compreender, vamos, nas próximas semanas, comentar sobre o que se tem conhecimento a respeito de cada uma delas, com seus pontos favoráveis e desfavoráveis.

A ideia é que possamos fazer uma apresentação sucinta desses planos, com informações que ajudem a identificar os erros e os acertos que cometemos nas nossas escolhas. Assim, podemos tratar do assunto “alimentação” com menos modismo, castigos ou mentiras.

Se esse ou outros assuntos são de seu interesse, vamos nos relacionar de maneira mais fácil, você pergunta e eu prometo buscar respostas com base no conhecimento científico, sem exagerar nos termos técnicos, de forma que nos tornemos “cúmplices” nos desafios.

E assim já deixo agendado para a próxima semana uma apresentação das dietas isentas de gordura, o que é isso e como agem.

Até lá.

*É nutricionista e escritora

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Mais lidas

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

10 de julho de 2020 8:50 por Redação Na busca para reeleger-se, o prefeito

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

10 de julho de 2020 8:50 por Redação Com o objetivo de ajudar tabagistas

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

10 de julho de 2020 8:50 por Redação O Supremo Tribunal Federal (STF) voltou

Marielle: a quem se destina a terra?

10 de julho de 2020 8:50 por Redação Por Eliane Brum, do portal Sumauma

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

10 de julho de 2020 8:50 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

10 de julho de 2020 8:50 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

10 de julho de 2020 8:50 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

10 de julho de 2020 8:50 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

14 Comentários

  • Minha admiração pelo seu profissionalismo e autenticidade. PARABÉNS minha amiga querida. SUCESSO SEMPRE SEMPRE SEMPRE.

    • Vou precisar do seu apoio, tanto naquilo que você observar que pode melhorar, como com sugestões. Carinhoso abraço minha amiga querida.

  • Sua coluna é de grande utilidade, Kátia! E ainda melhor pela forma, bem didática, que você usa para explicar os “mistérios” da nutrição. Iniciativa muito bem vinda! Parabéns!!

    • Vou precisar do seu apoio, tanto nas suas opiniões, como das sugestões. Carinhoso abraço minha amiga querida”.

    • Maria do Carmo,, Baúa, conto com seu apoio, seu olhar crítico e suas opiniões. Muito obrigada pelo incentivo.

  • Serei uma leitora assídua dessa coluna, afinal quem vai nos ajudar é essa profissional super competente em tudo que faz!!!!!!

    • Gratidão pelo seu incentivo e conto com sua ajuda, afinal sua experiência nessa área de comunicação é muito sólida e muito pode me orientar. Beijo

  • Legal, Katia. Parabéns.

    • Em cada passo que avanço tem um pouco das orientações que você recebi de você. Gratidão

  • Que projeto maravilhoso, Dra. Kátia, é bom saber que outras pessoas também terá a oportunidade de se tratar. Tive essa oportunidade, de ser acompanhada, por está excelente Nutricionista, facilitou muito as dietas referentes refluxo, gastrite. Melhorou e muito minha alimentação, além de perder 12 kg. Obrigada.

    • Cada “paciente” como você, que adere as recomendações, é um incentivo para seguir adiante. Muito obrigada e um beijo grande.

  • Minha Amiga, me ajude com sua opiniões. Beijo e obrigada

  • I don’t typically comment on posts, but as a long time reader I thought I’d drop in and
    wish you all the best during these troubling times.

    From all of us at Royal CBD, I hope you stay well with the COVID19 pandemic progressing at an alarming rate.

    Justin Hamilton
    Royal CBD

    • Thank you!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *