11 de fevereiro de 2020 6:19 por Geraldo de Majella
Maragogi completará 145 anos no dia 24 de abril. O nome primitivo era Gamela. Em 1875 foi elevada à vila e como consequência foi desmembrada de Porto Calvo. Mas no dia 26 de maio de 1892, ascendeu à condição de cidade.
Os povoados de Gamela, São Bento e Barra Grande são antigas localidades conhecidas na história de Alagoas desde a entrada dos portugueses em 1500.
No século XVII o sul da colônia de Pernambuco, hoje Alagoas, é transformado num teatro de grandes batalhas travadas entre os portugueses e os holandeses que invadiram e dominaram a colônia de 1630 a 1654, quando foram finalmente vencidos e expulsos.
Os holandeses, no século XVII, realizam três tentativas para dominar o que seria muito tempo depois o Nordeste brasileiro. A primeira foi na Bahia (1624), a segunda em Pernambuco (1630) e a terceira no Maranhão (1641).
A história da cidade, a beleza do litoral norte e sua localização são diferenciais significativos para os turistas. A cidade de Maragogi fica localizada entre Recife e Maceió a cerca de 130 quilômetros entre as duas capitais.
Maragogi é o segundo polo turístico de Alagoas. O primeiro é Maceió. Segundo dados da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, divulgados em 2019, o município dispõe de 7.471 leitos.
Os meios de hospedagem ofertados são bem variados, os principais são as pousadas com 51%, seguidos por hostel, 12%; hotel, 3%; flat, 7%; chalé, 8%; condomínios, 8%; os demais meios são os bangalôs, camping, estalagem, motel, residencial, ressort e suítes variando entre 1% e 2%.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e o Paraná são os maiores destinos ou os mercados emissores de turistas para Maragogi.
A administração municipal tem aproximado cada vez mais o turismo com a cultura como um vetor importante para o desenvolvimento da cidade.