12 de fevereiro de 2020 12:00 por Marcos Berillo
Foi uma experiência diferente e desafiadora para um grupo de cadeirantes que integram o time de basquete em cadeira de rodas do Sesi de Alagoas. O destino: o ginásio da Associação Atlética da Bahia (AAB), na Barra. O objetivo: competir na primeira edição da Copa Brasil de Basquete 3×3 para cadeirantes. Na última sexta-feira, 8, veio o resultado: a equipe foi campeã do torneio ao vencer a equipe da Adefal por 9×0.
A competição inédita reuniu 120 para-atletas de várias partes do país. Com determinação e uma capacidade de adaptação admirável, os atletas do Sesi venceram as limitações físicas. “No time temos dois atletas que usam fraldas, isso não é fácil. A maioria usa sonda e isso é na intimidade, isso fortalece muito a equipe”, disse o treinador Pablo Lucini.
E teve mais conquistas: com apenas 15 anos de idade, o garoto Plínio Hugo ganhou prêmio de revelação do torneio que reuniu 24 times de todo o Brasil – 16 masculinos e oito femininos. Além do título no Brasileiro de uma modalidade criada recentemente, o objetivo de fortalecer o time do Sesi/AL foi alcançado, disse o treinador, Pablo Lucini.
“Foi uma experiência muito nova, tivemos sorte que o pessoal assimilou o jogo, um jogo que muda muita coisa. A gente aprendeu rápido e, depois, [teve]o desempenho do pessoal no coletivo”, conta ele, ao destacar que os atletas são vencedores ao superar, também, as limitações físicas.
“Isso é bom, nos motiva para dar continuidade para chegar com muita força ao campeonato regional, que é o que a gente vem batalhando. Temos que ficar entre os quatro para seguir. A vitória é boa, nos ajuda para saber que estamos no caminho certo”, acrescentou Lucini, que atua no Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSPCD).
A viagem para a competição foi uma parceria do Sesi com a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh). O campeonato foi promovido pelo Governo da Bahia e Liga Nordeste de Basquete, com o apoio da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas (CBBC).