sábado 20 de abril de 2024

O ABC das ALAGOAS é uma obra monumental

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo

O pesquisador Francisco Reynaldo Amorim de Barros (1934) nasceu em São Paulo, mas é descendente de família alagoana, na infância viveu entre São Paulo e Maceió, os pais voltaram a morar em Alagoas e o menino Francisco Reynaldo vivencia a infância entre dois vales, o do Paraíba e do Mundaú, morou em Viçosa, Capela, Pilar e União dos Palmares. Em seguida vem estudar em Maceió, iniciando o curso primário no Grupo Modelo do Instituto de Educação.

A vida de menino travesso que se aventurou a montar em um burro, sem cabresto e sela, anos depois se refere ao evento: “o que pode ser demonstração de coragem, mas não de inteligência, termina com um acidente que o obriga, por contingências médicas, a se operar em São Paulo. Permanece nesta última cidade – onde completa o primário, faz o ginasial e o clássico com os maristas do Colégio Arquidiocesano -, até 1953 quando se muda para o Rio de Janeiro, pois seus pais haviam deixado Alagoas para viver na então Capital Federal. Cursa a Fundação Getúlio Vargas em uma das primeiras turmas que se formam em Administração Pública”.

O início da sua longeva vida profissional foi como pesquisador no famoso Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), entidade criada para pensar o Brasil e o seu futuro. Os principais quadros formuladores do projeto de desenvolvimento nacional e fundadores do ISEB foram: Hélio JaguaribeGuerreiro RamosCândido Mendes de Almeida, Álvaro Vieira Pinto e Nelson Werneck Sodré.

Para esses intelectuais, o Brasil só poderia ultrapassar a sua fase de subdesenvolvimento pela intensificação da industrialização. A política de desenvolvimento deveria ser uma política nacionalista, a única capaz de levar à emancipação e à plena soberania.

Francisco Reynaldo teve o privilegio de estudar e conviver com esses importantes pensadores brasileiros. O projeto foi interrompido com o golpe-militar de 1964, logo após o golpe vai fazer um curso de pós-graduação em ciências políticas, na Universidade George Washington, na capital dos Estados Unidos.

Ao regressar dos EUA é integrado como professor, a equipe da Fundação Getúlio Vargas, que acabara de criar a Escola Interamericana de Administração Pública.

Em 1974, atendendo ao apelo de Alysson Paulinelli, que assumira o Ministério da Agricultura, embrenha-se pelo cerrado brasileiro iniciando uma profícua experiência como servidor público. O trabalho no ministério sofre a força telúrica e, embora integrado ao grupo de assessores mineiros, é o elo de ligação e defensor do Nordeste, em especial de Alagoas.

Francisco Reynaldo resolveu dedicar mais tempo aos projetos da região, entre outros projetos, o que ampliou o apoio, inclusive financeiro, à Colônia Pindorama, extraordinária experiência de cooperativismo implantada no município de Coruripe.

Deixa o Ministério da Agricultura e passa a trabalhar no Senado Federal. Mas, quando José Sarney assume a Presidente da República, em 1985, é chamado pelo próprio Sarney para assessorá-lo.

Quando se aposentou ao contrário de muitos decidiu escrever o que viria a ser a maior obra de consulta sobre Alagoas, o ABC das Alagoas: dicionário biobibliográfico, histórico e geográfico de Alagoas com mais de 11.900 verbetes, publicada pela editora do Senado Federal, a primeira edição é de 2005, a segunda edição saiu em 2015, e a terceira edição revista e ampliada foi lançada em 2017, pela mesma editora.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

13 de fevereiro de 2020 7:30 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

2 Comentários

  • Parabéns pela iniciativa! Precisávamos muito dessa atitude de promover a informação com o sentido de esclarecer! Que esse canal de comunicação continue com essa qualidade!

    • Obrigado, Selma. Fique certa que iremos nos esforçar para manter o padrão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *