terça-feira 31 de janeiro de 2023

Cuidado com exposição a som alto e beijos na boca indiscriminadamente

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo

Exposição ao som alto, por muito tempo, prejudica audição e até fala | Agência Alagoas

Carnaval é a festa da alegria, mas, especialistas alertam que se deve evitar exageros para que a felicidade seja duradoura. A folia sem limites pode trazer consequências para a saúde dos foliões menos cuidadosos. A audição, por exemplo, pode ser afetada pelo som alto em excesso dos trios elétricos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foliões, músicos e cantores expostos a sons de baterias, de alto-falantes, de instrumentos e até quem não é adepto à festa precisam estar atentos, pois o barulho em excesso pode desencadear sequelas na audição.

O recomendável é que a exposição a ruídos deve ser de, no máximo, 80 decibéis (db). “Acima disso, pode ocorrer danos à saúde auditiva em ouvido médio ou ouvido interno, onde se localizam as células ciliadas, atuantes no processamento auditivo”, alerta fonoaudióloga do Hospital Geral do Estado (HGE), Viviane Andrade, que sugere o uso de protetores auriculares, principalmente, para os profissionais expostos aos ruídos.

As sequelas incluem perda auditiva, surdez e zumbido. Também é importante ficar atento à sensação de ouvido tampado, tontura, irritabilidade e dificuldade para ouvir –pedir para as pessoas repetirem o que acabaram de dizer, aumentar o som da televisão a ponto de incomodar aos que estão em volta, sensação de ouvir, mas não entender.

A fonoaudióloga também orienta a não fazer competição sonora, gritando e conversando em grande intensidade vocal próximo de trios elétricos ou qualquer outro meio. “Este comportamento pode prejudicar também a sua voz gerando rouquidão ou lesão em aparelho vocal”, advertiu.

Beijos na boca

Médico alerta para riscos de beijar na boca indiscriminadamente | Agência Alagoas

A Sesau também tem um recado para os beijoqueiros. É que o ato de beijar pode ser a ponte necessária para transportar milhões de bactérias, de vírus e de fungos. O alerta é do médico pneumologista do HGE, Luíz Cláudio Bastos.

Doenças como mononucleose, citomegalovírus, herpes, cárie, candidíase, sífilis, caxumba, hepatite B, gripe, catapora e outras tantas podem ser transmissíveis em um único beijo. Agora, multiplique esse risco quando aumentam as trocas de secreções com outras pessoas, geralmente desconhecidas.

“Eu acho que na folia ninguém observa como está a saúde bucal daquele que decide beijar, não é verdade? Ninguém pergunta se está bem de saúde e pede uma comprovação de que não está doente. Óbvio que não há espaço para isso. Soaria até indelicado. Mas é preciso saber que o beijo pode não ser tão maravilhoso assim. Pode trazer consequências que estraguem a doce recordação da festa. Então, o melhor é ter cuidado”, argumentou o médico.

Mas, segundo ele, é possível adotar medidas preventivas. “Beijar é muito bom, mas exige cuidados antes e durante o ato. É preciso ter atenção às doenças infecciosas. A higienização de toda a boca, após o beijo, também pode minimizar os riscos de contaminação. No entanto, o melhor mesmo é não sair beijando de modo indiscriminado”, aconselhou o pneumologista.

Mais lidas

Na luta contra o terrorismo PM’s alagoanos vão reforçar segurança em Brasília

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo Cinquenta policiais militares alagoanos já

Pré-matrícula para alunos novatos começa dia 16 de janeiro

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo A pré-matrícula para novatos da

Sidarta: A necessária lucidez sobre as drogas

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo Por Inês Castilho, do Outras

O maior assalto da história ao cofres da Petrobras

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo Para onde está indo o

Bolsonaro e Silvestre Péricles fazem ‘pegadinhas’ para sucessores nos palácios

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo O primeiro dia do presidente

Inep publica o cronograma para o Enem 2023

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo          

‘’A gente quer comida, diversão e arte’’, Margareth Menezes tomará posse do cargo de ministra

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo   A cantora baiana, muito

Governo Lula mantém MP que zera impostos sobre preços dos combustíveis até fevereiro

21 de fevereiro de 2020 12:40 por Marcos Berillo Apesar do receio de muitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *