sábado 20 de abril de 2024

Bispos do NE visitam bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo

Bispos percorreram as ruas e conversaram com moradores | Arquidiocese de Maceió

Em Maceió para a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2020, os bispos do Regional Nordeste II visitaram, nesta quinta-feira, 27, os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, que sofrem com afundamento do solo.

Estudos do Serviço Geológico Nacional apontam o colapso das minas de sal-gema exploradas pela Braskem como causa do problema, porém, a empresa nega a responsablididade.

Segundo o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz, os próprios bispos pediram a visita. “Eles souberam do que está acontecendo e vieram conversar com as pessoas, e prestar solidariedade”, explicou.

Além da assistência espiritual – “as pessoas permanecem firmes e fortes em oração, e estamos dando toda assistência necessária”, disse Antônio Muniz –, os bispos percorreram as ruas, conversaram com os moradores que ainda estão nos bairros e ouviram relatos.

Os religiosos se impressionaram com algumas cenas que viram. “Em uma casa estava escrito ‘Aqui morou uma família’, em outra a palavra ‘Justiça’. Isso tocou meu coração. São pessoas que estão deixando suas vidas, seus sonhos, sem a perspectiva de um futuro”, afirmou o presidente do Regional, o bispo de Garanhuns/PE, Dom Paulo Jackson.

Para ele o nosso olhar não deve ser apenas de solidariedade, mas também um olhar institucional. “A natureza cobra os anos de exploração indevida, que levaram a essa situação. E devemos estar atentos, enquanto pastores, para cobrar medidas e providências necessárias para essas famílias”.

Inscrição em muro chamou atenção de religiosos durante passagem pelo Pinheiro | Arquidiocese de Maceió

Campanha da Fraternidade

Os bispos do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) se reunirão em Maceió para a abertura regional da Campanha da Fraternidade (CF) 2020. O evento, que ocorre nesta sexta-feira, 28, dentro das comemorações pelos 100 anos de criação da arquidiocese alagoana, marca o início oficial da CF também nos Estados da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.]

Este ano, a CF tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). Portanto, inspirada na parábola do Bom Samaritano e na vida da primeira santa brasileira, santa Dulce dos Pobres, a Igreja Católica quer estimular a caridade e o cuidado com a vida.

Programação

Seguindo nessa linha, a abertura regional da CF será realizada a partir das 14h, no auditório do Colégio Santa Madalena Sofia, bairro do Farol, os bispos junto com outros representantes do clero e leigos conhecerão exemplos concretos de solidariedade promovidos pela Arquidiocese de Maceió.

Além do trabalho realizado pelos membros da Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro do Pinheiro, com os moradores atingidos pelo problema no solo na região, também será apresentada a história da Federação Recriar, entidade que reúne as comunidades terapêuticas alagoanas responsáveis pela assistência a dependentes químicos desde o tratamento até a reinserção social.

Ainda no período da tarde, o professor doutor em filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Anderson de Alencar Menezes e o doutorando em psicologia, o psicólogo clínico Amilton Júnior Amaranto, debaterão em uma mesa-redonda o tema “Feridas que machucam e ameaçam a vida”.

Concluída a primeira parte da abertura regional da CF2020, bispos, padres, religiosos, diáconos e leigos seguirão, às 18h, em procissão até a Catedral Metropolitana de Maceió onde participarão da Santa Missa. A solenidade está marcada para as 19h.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

27 de fevereiro de 2020 5:37 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *