4 de março de 2020 12:13 por Marcos Berillo
Parte do acervo do Museu Pierre Chalita, localizado no centro de Maceió, está sendo transferida para o Armazém Pierre Chalita, no bairro de Jaraguá. As peças começaram a ser retiradas após cerca de 50% do teto do palacete situado na Praça dos Martírios desabar, na manhã do último sábado, 29.
Posteriormente, elas serão revisadas e as que sofreram danos devidamente restauradas, informou a Fundação Pierre Chalita. Por meio de nota, a instituição solicita parcerias e apoios à União, ao governo do Estado e à prefeitura de Maceió, assim como à iniciativa privada, para que esse projeto tenha sucesso.
Apesar de o prédio no Centro apresentar rachaduras, a entidade afasta riscos de novas ocorrências.
“Considerando a extensão do acidente, inexistindo prejuízo à saúde humana, avaliamos que os danos materiais foram secundários, apesar de algumas telas terem sido afetadas e peças do mobiliário terem sido destruídas”, afirmou a presidente da Fundação Pierre Chalita, Solange Lages Chalita.
Apesar do prejuízo, a instituição reafirma que manterá as portas abertas para todos que apreciam arte, cultura e história. “A Fundação Pierre Chalita, em meio à dor pelos prejuízos sofridos, confirma o compromisso de servir à cultura e à educação no Estado de Alagoas, mantendo-se fiel aos objetivos e metas definidos por seu fundador – o artista plástico, colecionador e arquiteto Pierre Gabriel Najm Chalita (in memoriam)”, finaliza a presidente.