quinta-feira 18 de abril de 2024

Estado cria gabinete de crise e governador anuncia liberação de R$ 20 milhões contra coronavírus

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença

O  governo de Alagoas entrou na guerra contra o avanço do coronavírus (Codiv-19) e nesta sexta-feira (13) o governador Renan Filho (MDB) reuniu a imprensa, no Palácio República dos Palmares, para informar medidas preventivas que estão sendo tomadas no Estado. Na coletiva, o governador anunciou a criação, por meio de decreto, do Gabinete de Crise da Situação de Emergência (GCSE) para o combate ao coronavírus (Covid-19) no estado de Alagoas.  Além de uma série de medidas acessórias e preventivas, Renan Filho disse que estão sendo destinados R$ 20 milhões à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Na coletiva, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres informou que Alagoas está tomando todas as medidas preventivas necessárias desde o aparecimento do vírus na China.

“Eu quero reiterar o que eu disse a vocês na última entrevista coletiva: o Estado tomou as medidas preventivas desde o aparecimento do vírus na China. Nós montamos um grupo de trabalho, capacitamos nossos profissionais e dialogamos com a rede. Isso porque sabíamos que, diante da facilidade da globalização existente e da facilidade de circulação das pessoas, esse vírus ia chegar ao Brasil e consequentemente em Alagoas”, disse Alexandre Ayres.

Logo após a coletiva, o Gabinete de Crise, criado hoje, se reuniu sob a coordenação do secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias. O GCSE tem como objetivos propor, acompanhar e articular medidas de preparação e de enfrentamento às emergências em saúde pública em Alagoas decorrentes do coronavírus; propor e acompanhar a alocação de recursos orçamentário-financeiros para execução das medidas necessárias em casos de emergência, dentre outros.

“Já temos hoje a estruturação para oferecer, em caso de necessidade e de maneira preventiva, 105 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que serão distribuídos entre a rede hospitalar do Estado, filantrópica e privada”, anunciou Renan Filho durante a entrevista coletiva.

Participaram da entrevista, além do governador e o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, o secretário do Gabinete Civil, Fábio Farias  e o reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal), Henrique de Oliveira.

O Gabinete de Crise da Situação de Emergência (GCSE) se reunirá ordinariamente no Palácio República dos Palmares e encaminhará relatório circunstanciado ao governador de Alagoas por meio do Gabinete Civil e da Controladoria Geral do Estado (CGE), de acordo com a assessoria do governo.

Renan Filho também anunciou o envio de equipe de saúde ao cruzeiro que aportou em Maceió nesta sexta, vindo do Rio de Janeiro. O governador disse que apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter informado que não há relatos de nenhum caso suspeito de coronavírus no navio, a medida tem caráter preventivo. Três ambulâncias também foram disponibilizadas para realizar, se necessário, o transporte de algum turista que, porventura, apresente sintomas da doença.

O governo determinou ainda a suspensão dos passeios turísticos que seriam realizados, exclusivamente, pelos passageiros do cruzeiro a outras cidades e destinos dentro do Estado. As mesmas ações serão mantidas para o navio que chega a Maceió no próximo dia 23.

“Estamos prontos para o enfrentamento, mas precisaremos da participação e da colaboração de todos, com prevenção, serenidade e a divulgação de informações corretas. O Estado fará um esforço no sentido da comunicação oficial, tanto na televisão, quanto no rádio, como nas redes sociais. Faremos uma comunicação de massa em pontos de alto fluxo: no Aeroporto Zumbi dos Palmares, na Rodoviária da capital e nos grandes centros comerciais de Alagoas para que a gente informe as pessoas da maneira correta”, finalizou.

*Com Agência Alagoas

What do you want to do ?

New mail

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

14 de março de 2020 11:21 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *