terça-feira 16 de abril de 2024

Governador anuncia medidas para tentar evitar propagação do coronavírus em Alagoas

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação

O avanço do coronavírus (Covid-19) levou o governo de Alagoas a anunciar, nesta segunda-feira (16), em coletiva à imprensa, uma série de medidas para tentar conter a propagação da doença no Estado.  Uma delas é a instituição de teletrabalho para os servidores públicos estaduais com mais de 60 anos de idade.  As medidas foram definidas no início da manhã, durante reunião do Gabinete de Crise da Situação de Emergência (GCSE),

O governador Renan Filho (MDB) também determinou a suspensão de todos os eventos com público acima de 500 pessoas, além das agendas de inauguração de obras e assinaturas de ordens de serviço do Estado. Renan Filho recomendou ainda que a iniciativa privada e as prefeituras alagoanas sigam as mesmas diretrizes. As medidas serão oficializadas por decreto.

A exemplo do que vem ocorrendo em outros estados,  os jogos de futebol acontecerão sem público ou serão suspensos por um período, evitando aglomeração de pessoas e o conseqüente risco de disseminação do vírus.

“Vamos suspender todos os eventos com mais de 500 pessoas, inclusive shows, eventos religiosos e dos setores produtivos, tudo isso para que o pico da pandemia em Alagoas não seja elevado ao ponto de criar dificuldades extremas para o nosso povo e para o sistema de saúde pública”, informou Renan Filho. “A gente precisa fazer isso. Outros estados já fizeram e nós estamos tomando essas medidas”.

De acordo com o governador, o Estado determinará também quarentena para todos os servidores públicos que estiveram no exterior recentemente. “Vamos recomendar que a iniciativa privada faça o mesmo, se puder, e os municípios também”, disse o governador, destacando que o teletrabalho para pessoas acima de 60 anos protege o grupo com maior risco de morte pelo Covid-19 e deveria ser instituído pelas empresas privadas.

Além disso, a partir de agora, os servidores estaduais serão impedidos de viajar, a trabalho, ao exterior e para viajar em território nacional vão precisar de autorização expressa do Gabinete Civil. “E será uma viagem checada, com nível de prioridade máximo, porque nosso intuito é fechar as barreiras. Vamos impedir o contato com estados que têm surto evoluído”, explicou o governador.

Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai solicitar ao Ministério da Saúde a realização de testes para o vírus em Alagoas, com o objetivo de dispor de resultados mais rapidamente.

Desoneração de álcool em gel e máscaras – Renan Filho anunciou que o Estado editará um decreto para desonerar álcool em gel e máscaras cirúrgicas de impostos, para que sejam vendidos por preços mais baixos à população. O Procon Alagoas fiscalizará a execução dos valores dos produtos nas lojas.

Suspensão de aulas – Está sob análise a possibilidade de suspensão de aulas nas redes estadual e privada de ensino. “Como Alagoas ainda não tem o contágio local, ainda estamos avaliando. Mas agora me reúno novamente com o Gabinete de Crise e oficializaremos essas medidas ao longo do dia”, afirmou Renan Filho.

Preparação em Alagoas – “Um dos problemas do coronavírus é o impacto que ele traz à economia e a capacidade dos Estados de responderem aos problemas. Aqui em Alagoas estamos com as finanças em ordem e com capacidade de dar repostas imediatas”, disse Renan Filho, referindo-se ao repasse de R$ 20 milhões adicionais à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e à abertura de 105 novos leitos de UTI a fim de preparar Alagoas para o caso de agravamento do surto. “Isso [os R$ 20 milhões]é igual ao que Estados bem maiores anunciaram”.

O governador destacou que o momento requer um esforço coletivo para conter a propagação do coronavírus, principalmente com o engajamento da população. “É óbvio que vamos precisar do apoio de todo mundo, das prefeituras, do governo federal e, especialmente, do cidadão, que precisa modificar a sua rotina de vida para que a gente não tenha a propagação ampla desse surto”, finalizou.

 

*Com Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

16 de março de 2020 6:54 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *