31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella
Em junho de 2019, fui a Penedo com os poetas Sidney Wanderley e Fernando Sérgio Lira, uma viagem sem pressa e com paradas. A primeira foi em Miaí de Cima, chovia fino e o vento soprava forte.
A viagem não teve roteiro previamente definido, o ponto final da linha era Penedo. A segunda parada foi em Feliz Deserto, cidade pequena, mas de nome cheio de significado – é possível ser feliz no deserto? não sou a pessoa indicada para dar a resposta. O que tenho à dizer é que nos refastelamos comendo um belo e suntuoso banquete, com iguarias, coisas dos deuses: caranguejo gordo, camarão, peixada de cavala branca, pirão, arroz, molho de pimenta a gosto, tudo em quantidade industrial.
A mesa posta para glutões esfomeados e Damiana, a cozinheira, uma senhora simpática e falante, antiga criada da casa do Fernando, perguntando insistentemente se queríamos mais: “as panelas estão cheias, eu conheço o Fernando, ele como muito bem”, depois de repetirmos; alguns, pela terceira vez, não seria possível continuarmos no mesmo ritmo de quando iniciamos o almoço.
A distância entre Feliz Deserto e Penedo é curta, mas para mim, depois do almoço, aumentou. O compromisso, único da viagem estava marcado para as dezesseis horas, onde assistiríamos ao jogo Tottenham x Liverpool, decisão da Liga dos Campeões da Europa.
Futebol, para mim, só me interessa se for espetáculo, limpo e com craques. Esquemas táticos e outras besteiras, não tenho interesse. Os europeus têm grandes clubes e oferecem ao mundo espetáculos maravilhosos, e o Liverpool tem uma linha de frente composta de malabares como: Salah, Mané e Firmino.
O Liverpool conquistou, pela sexta vez em sua história, a Liga dos Campeões derrotando o Tottenham por 2 x 0, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri.
A cidade de Liverpool faz parte do imaginário da maioria dos amantes da música em todo o mundo, é a casa dos The Beatles, a maior banda de todos os tempos. Além da história de lutas da classe operária durante a revolução industrial nos séculos XVII e XVIII, até os dias atuais.
Os operários de Liverpool e Manchester, outro centro fabril inglês, que inspirou o jovem, Friedrich Engels, amigo e parceiro de Karl Marx a escrever um dos clássicos do marxismo: “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra”, onde descreveu as condições dos trabalhadores na nascente indústria, publicado pela primeira vez na Alemanha, em 1845.
É uma cidade de lutas heroicas e históricas, e como diz Peter Moore, dirigente do clube: “o sucesso do Liverpool se baseia no socialismo”. Não preciso de motivação maior para torcer pelo Liverpool, o vermelho é a sua cor, e o slogan é: “você nunca caminhará sozinho”.
Maná é amigo do Fernando Sérgio e, segundo Fernando, é flamenguista patológico; Fernando, é corintiano, não menos patológico que Maná. E Sidney é santista desde os tempos imemoriais. Mas, no intervalo do jogo Maná falou em Reinaldo, lateral-esquerdo do São Paulo, alagoano de Porto Calvo e seu amigo de infância. Eu não conheço o Reinaldo, mas sou são-paulino. Entrei na conversa e pedi ao Maná quando ele tivesse um encontro com o craque são-paulino pedisse uma camisa para mim.
Os comentários continuaram sobre o primeiro tempo do jogo, Maná, rapidamente, ligou para Reinaldo e explicou que estávamos em Penedo e que tinha um torcedor do São Paulo querendo uma camisa autografada e passou o celular para que eu falasse com o jogador que de bate-pronto me perguntou: você quer uma camisa branca com listas horizontal ou a camisa com listas verticais? Escolhi com listras verticais. Adiantamos mais dois ou três minutos de conversa e nos despedimos.
Passados alguns meses recebi uma mensagem do Fernando no whatsapp informando que a camisa, devidamente autografada, estava com ele, em Maragogi.
Eu, que durante a infância e juventude era torcedor que assistia os jogos do CRB, quarta-feira e domingo, hoje, assisto em casa aos jogos dos clubes pelos quais torço: CRB, São Paulo, Vasco e Internacional e os campeonatos europeus onde atualmente é jogado o melhor futebol do mundo.
Ao Reinaldo Manoel da Silva, deixo publicamente os meus agradecimentos e como diz o hino:
Salve o Tricolor Paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro (…)
4 Comentários
Faltou mostrar a camisa que ganhou.
Vou tirar uma foto e postar. Bem lembrado
Muito bom seu conteúdo! Já Pensou em Atrair Mais
Pessoas para Lerem Suas Postagens? Comece Usar a
plataforma GRATUITA do ‘TrafegoParaSite com br’ ou
pesquise no Google por ‘PortaLHeRo Como fazer Marketing
Digital’ e irá encontrar! Vale a Pena Trazer Mais Pessoas pra
Ler Sua Matéria, Ficou Show!
Era isso que estava procurando! Quero deixar minha
sugestão de melhoria para o crescimento do número de
visitantes reais do seu site. Leia a matéria completa que o
PortaL HeRo fez sobre Marketing Digital e fique sabendo
Como Solucionar os desafios para alcançar seu público alvo
e aumentar o número de seus possíveis novos clientes.
Leitura dinâmica e Gratuita! Vale a pena conferir!