terça-feira 28 de maio de 2024

Amigos, futebol e comida

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella

Em junho de 2019, fui a Penedo com os poetas Sidney Wanderley e Fernando Sérgio Lira, uma viagem sem pressa e com paradas. A primeira foi em Miaí de Cima, chovia fino e o vento soprava forte.


A viagem não teve roteiro previamente definido, o ponto final da linha era Penedo. A segunda parada foi em Feliz Deserto, cidade pequena, mas de nome cheio de significado – é possível ser feliz no deserto? não sou a pessoa indicada para dar a resposta. O que tenho à dizer é que nos refastelamos comendo um belo e suntuoso banquete, com iguarias, coisas dos deuses: caranguejo gordo, camarão, peixada de cavala branca, pirão, arroz, molho de pimenta a gosto, tudo em quantidade industrial.

A mesa posta para glutões esfomeados e Damiana, a cozinheira, uma senhora simpática e falante, antiga criada da casa do Fernando, perguntando insistentemente se queríamos mais: “as panelas estão cheias, eu conheço o Fernando, ele como muito bem”, depois de repetirmos; alguns, pela terceira vez, não seria possível continuarmos no mesmo ritmo de quando iniciamos o almoço.

A distância entre Feliz Deserto e Penedo é curta, mas para mim, depois do almoço, aumentou. O compromisso, único da viagem estava marcado para as dezesseis horas, onde assistiríamos ao jogo Tottenham x Liverpool, decisão da Liga dos Campeões da Europa.

Futebol, para mim, só me interessa se for espetáculo, limpo e com craques. Esquemas táticos e outras besteiras, não tenho interesse. Os europeus têm grandes clubes e oferecem ao mundo espetáculos maravilhosos, e o Liverpool tem uma linha de frente composta de malabares como: Salah, Mané e Firmino.

O Liverpool conquistou, pela sexta vez em sua história, a Liga dos Campeões derrotando o Tottenham por 2 x 0, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri.


A cidade de Liverpool faz parte do imaginário da maioria dos amantes da música em todo o mundo, é a casa dos The Beatles, a maior banda de todos os tempos. Além da história de lutas da classe operária durante a revolução industrial nos séculos XVII e XVIII, até os dias atuais.

Os operários de Liverpool e Manchester, outro centro fabril inglês, que inspirou o jovem, Friedrich Engels, amigo e parceiro de Karl Marx a escrever um dos clássicos do marxismo: “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra”, onde descreveu as condições dos trabalhadores na nascente indústria, publicado pela primeira vez na Alemanha, em 1845.

É uma cidade de lutas heroicas e históricas, e como diz Peter Moore, dirigente do clube: “o sucesso do Liverpool se baseia no socialismo”. Não preciso de motivação maior para torcer pelo Liverpool, o vermelho é a sua cor, e o slogan é: “você nunca caminhará sozinho”.

Reinaldo Manoel da silva


Maná é amigo do Fernando Sérgio e, segundo Fernando, é flamenguista patológico; Fernando, é corintiano, não menos patológico que Maná.
E Sidney é santista desde os tempos imemoriais. Mas, no intervalo do jogo Maná falou em Reinaldo, lateral-esquerdo do São Paulo, alagoano de Porto Calvo e seu amigo de infância. Eu não conheço o Reinaldo, mas sou são-paulino. Entrei na conversa e pedi ao Maná quando ele tivesse um encontro com o craque são-paulino pedisse uma camisa para mim.


Os comentários continuaram sobre o primeiro tempo do jogo, Maná, rapidamente, ligou para Reinaldo e explicou que estávamos em Penedo e que tinha um torcedor do São Paulo querendo uma camisa autografada e passou o celular para que eu falasse com o jogador que de bate-pronto me perguntou: você quer uma camisa branca com listas horizontal ou a camisa com listas verticais? Escolhi com listras verticais. Adiantamos mais dois ou três minutos de conversa e nos despedimos.

Passados alguns meses recebi uma mensagem do Fernando no whatsapp informando que a camisa, devidamente autografada, estava com ele, em Maragogi.


Eu, que durante a infância e juventude era torcedor que assistia os jogos do CRB, quarta-feira e domingo, hoje, assisto
em casa aos jogos dos clubes pelos quais torço: CRB, São Paulo, Vasco e Internacional e os campeonatos europeus onde atualmente é jogado o melhor futebol do mundo.

Ao Reinaldo Manoel da Silva, deixo publicamente os meus agradecimentos e como diz o hino:

Salve o Tricolor Paulista

Amado clube brasileiro

Tu és forte, tu és grande

Dentre os grandes és o primeiro (…)

 

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella Por Eliane Brum, do

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella Com o objetivo de

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

31 de março de 2020 10:11 por Geraldo de Majella Por Stanley de Carvalho*

4 Comentários

  • Faltou mostrar a camisa que ganhou.

  • Muito bom seu conteúdo! Já Pensou em Atrair Mais
    Pessoas para Lerem Suas Postagens? Comece Usar a
    plataforma GRATUITA do ‘TrafegoParaSite com br’ ou
    pesquise no Google por ‘PortaLHeRo Como fazer Marketing
    Digital’ e irá encontrar! Vale a Pena Trazer Mais Pessoas pra
    Ler Sua Matéria, Ficou Show!

  • Era isso que estava procurando! Quero deixar minha
    sugestão de melhoria para o crescimento do número de
    visitantes reais do seu site. Leia a matéria completa que o
    PortaL HeRo fez sobre Marketing Digital e fique sabendo
    Como Solucionar os desafios para alcançar seu público alvo
    e aumentar o número de seus possíveis novos clientes.
    Leitura dinâmica e Gratuita! Vale a pena conferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *