9 de abril de 2020 3:57 por Marcos Berillo
Ignorando os números da pandemia, parte dos alagoanos está descumprindo as normas do isolamento social, tanto na capital quanto em cidades do interior. Em Maceió, na manhã de hoje, centenas de pessoas foram ao Mercado Público, criando um aglomerado humano muito arriscado em tempos de Covid-19.
Ontem, em Palmeira dos índios, um dia depois que as autoridades confirmaram o primeiro caso da doença no município, outras centenas de pessoas se aglomeraram na feira do peixe, alheias aos riscos de contaminação. Veja vídeos, abaixo.
A motivação, dizem alguns, é a necessidade de comprar peixes e mariscos para o almoço da Sexta-feira Santa, uma tradição cristã. Entretanto, alertam os especialistas, é preciso pensar mais na saúde, evitando sair de casa, na fase em que o coronavírus está em seu maior nível de propagação e contágio.
Em Alagoas, os órgãos de saúde já registram 3 mortes, 37 infectados e 261 casos suspeitos de contaminação. No Brasil, o Ministério da Saúde contabiliza 16.496 casos confirmados do novo coronavírus , com 841 mortes pela Covid-19.
Num esforço pra evitar que Alagoas entre nas estatísticas de estados com maior número de mortes e de infectados, o governo estadual tem usado a mídia para orientar a população a ficar em casa. Carros de som também estão sendo usados, em Maceió, com mensagens de alerta sobre os riscos do coronavírus.
Veja os vídeos: