14 de abril de 2020 5:39 por Marcos Berillo
A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do Hospital Geral do Estado (HGE), instalada no Ginásio do Sesi, em Maceió, foi entregue nesta terça-feira 14, e já está funcionando. Com ela, o governo pretende direcionar o fluxo de pacientes que chegam ao HGE com sintomas gripais, evitando que pessoas com suspeitas de Covid-19 transmitam o vírus para os profissionais de saúde e pacientes que estão internados na unidade.
A estrutura possui dez consultórios, quatro salas de coleta e 16 poltronas de medicação. Serão 114 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêutico e administrativo. A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais do HGE funcionará 24h, e sete dias por semana.
Para que a unidade, também chamada de Centro de Triagem, se tornasse mais uma realidade no combate ao novo coronavírus em Alagoas, foi preciso uma parceria com a Braskem – estrutura física e mobiliário – e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) – cessão do local para o funcionamento da unidade.
Por mês, o Hospital Geral do Estado atende, em média, 600 pessoas. Destes pacientes, segundo informa o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, metade destas pessoas que chegam à área de urgência do HGE, estão com alguma síndrome gripal. Com a nova estrutura médica organizada pela Sesau, o HGE mantém a prioridade dos atendimentos de emergência.
“Quando instalamos e colocamos para funcionar dez consultórios aqui no Ginásio do Sesi, mudamos o fluxo de atendimento junto ao Hospital Geral do Estado. Quando os pacientes chegarem aqui, serão muito bem atendidos pelas equipes de médicos e enfermeiros. Cabe à equipe da saúde verificar todas as condições. Em caso de suspeita do novo coronavírus, a amostra é coletada, posteriormente encaminhada para análise no Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL) e recomendado o isolamento domiciliar do paciente até que o resultado do exame seja de conhecimento do paciente ou encaminhado à unidade de referência para tratamento”, explica o secretário Alexandre Ayres.