quinta-feira 28 de março de 2024

Associação Aroeiras é alternativa de emprego e renda para famílias em Piaçabuçu, no Litoral Sul de Alagoas

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença

Criada em 2012, no município alagoano de Piaçabuçu, a 136 quilômetros de Maceió, a Associação Aroeiras é um exemplo de associativismo que deu certo. Aliada a um conjunto de práticas solidárias, a associação é hoje uma alternativa socioeconômica capaz de reduzir a exclusão social naquela região do estado. A Aroeiras é também um exemplo de extrativismo sustentável, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de vida de seus associados.

Pimenta rosa é envasada e comercializada para todo país

A base da entidade é a extração dos recursos naturais disponíveis na região da Mata Atlântica. A atual presidente é Rita Ferreira, que entrou na atividade em 2011, antes mesmo da organização como entidade associativa. “Ganhamos aqui mais do que o dinheiro. Ganhamos liberdade e consciência de nosso poder como mulher e chefe de família” – afirma a presidente, sobre a importância de estar associada.

Ao mesmo tempo que garantem emprego e renda, os associados recebem formação para assegurar que a extração das chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) seja feita de maneira eficaz e sustentável, preservando e conservando aquilo que beneficia muitas famílias da comunidade, com emprego e renda. “Muitas das plantas só existem aqui” – ressalta Rita Ferreira, listando pancs como camboí, tamarino, genipapo e araçá, entre aquelas que são tratadas na Associação Aroeiras.

Ali, os associados aprendem novas formas de manuseio, rotulação e envase, agregando qualidade e valor ao produto e maior acesso ao mercado. A partir de frutas típicas da região como cajú, araçá e cambuí, as 95 pessoas que compõem a associação produzem bolos, doces, compotas, biscoitos e outras guloseimas.

O carro-chefe da Associação Aroeiras, porém, é a pimenta rosa, especiaria que tem conquistado o mundo e os paladares mais apurados. Também chamada de semente de aroeira, tem alto valor agregado e já está incorporada ao conceito de responsabilidade social, fomentando a cadeia produtiva na região.

“Antes a gente só tinha in natura. Agora, com apoio e conhecimento, a pimenta rosa é industrializada, alcançado muito valor e durabilidade. Nosso produto já é conhecido em todo país” – ressalta a presidente Rita Ferreira. Sua argumentação é referendada pela extrativista Núbia Alexandria, uma das 50 mulheres que compõem a Aroeiras, Núbia diz que o trabalho na associação é “uma grande oportunidade para nós, mulheres, termos renda”.

A presidente destaca ainda projetos como o Cozinhar com Ecosustentabilidade, parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades/AL) em que as mulheres trabalham com as frutas nativas; o Bosque Berçário das Águas , parceria com o Comitê da Bacia do São Francisco, de incentivo ao reflorestamento e recuperação da mata ciliar; e o Pronera, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Temos muito trabalho, e grandes parceiros nos ajudando” – afirma Rita Ferreira. A Associação Aroeiras tem a propriedade de receitas populares e produtos goumert.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

17 de abril de 2020 7:32 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *