sexta-feira 29 de março de 2024

Conjuntivite, dor muscular e perda do paladar também são sintomas da Covid-19

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo

Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) as informações indicam que as gripes estão entre os principais sintomas da doença, que se manifesta com tosse e falta de ar, acompanhados de febre e bastante cansaço. Os especialistas alertam ainda que uma pequena parte das pessoas infectadas apresentam um quadro mais severo, chegando a precisar de suporte de UTI com entubação e auxílio de ventiladores.


É fato que esses sintomas podem ter intensidade maior ou menor – o que leva a pessoa a uma condição mais ou menos grave. No entanto, existem outros indicativos que podem apontar para uma infecção de COVID-19. Veja abaixo alguns dos sintomas menos conhecidos do novo coronavírus que já foram identificados por especialistas:

Dores musculares (mialgia)

A mialgia (nome técnico para as dores musculares) também pode ser um sinal que aponta para a COVID-19, principalmente quando acompanhada de outros sintomas gripais, de acordo com Júlio Henrique Onita. Segundo um estudo publicado na revista Science Direct, 77 pacientes de um grupo de 278 foram identificados com mialgia.

Dores de cabeça
Um artigo publicado na revista científica The Lancet analisou 38 pacientes diagnosticados com COVID-19. Entre eles, 3 pessoas apresentaram dores de cabeça como sintoma clínico da doença. Outro estudo de casos na China também mostrou que 20 de 278 pacientes sofreram de dores de cabeça junto com tosse e febre.

Diarreia, náusea e vômito

Diarreia, vômito e náusea também aparentam ser indicativos do novo coronavírus. Um artigo publicado na revista JAMA Network apontou que 13 entre 138 pacientes analisados apresentaram os três sintomas entre um ou dois dias antes do aparecimento de sinais como falta de ar (dispneia) e febre, que são os principais sintomas da COVID-19.

De acordo com uma análise publicada na Wiley Online Library, o receptor viral do coronavírus foi encontrado nas células epiteliais do sistema gastrointestinal dos pacientes. Isso sugere que o SARS-CoV-2 possa efetivamente infectar e se replicar no trato gastrointestinal do indivíduo.

Conjuntivite e secreção ocular

De acordo com um alerta da Academia Americana de Oftalmologia, conjuntivite é potencialmente um sintoma de coronavírus, apesar de raro. Um dos pacientes analisados estava com a condição e apresentou resultado positivo para SARS-CoV-2 na secreção ocular, sugerindo que o vírus seja capaz de infectar os olhos.

Outro estudo, publicado no periódico científico Journal of Virology, analisou outros 30 pacientes. Todos eles apresentavam algum sintoma ocular, incluindo secreção nos olhos, enquanto a conjuntivite foi observada em apenas um caso.

Perda de olfato e paladar

Segundo o Ministério de Saúde da França, a perda de olfato e paladar pode ser mais um indício de coronavírus. Isso por conta de uma irritação provocada no nervo olfatório, que leva os cheiros até o cérebro, causando o quadro conhecido como anosmia.

De acordo com o diretor geral do órgão, todos os casos de anosmáticos isolados e sem causa local ou inflamação tiveram resultado positivo para o novo coronavírus, embora nem todos os pacientes de COVID-19 apresentem esse sintoma.

Do site minhavida.com.br
https://www.minhavida.com.br/saude/materias/36206-nao-e-so-tosse-8-sintomas-menos-conhecidos-de-coronavirus?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

19 de abril de 2020 1:14 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *