27 de abril de 2020 4:13 por Marcos Berillo
Trabalhar para assegurar direitos fundamentais à população e enfrentar o crime, seja ele de colarinho branco ou não. É o que propõe o novo procurador-geral de justiça de Alagoas, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que tomou posse como chefe do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPEAL) na manhã dessa segunda-feira (27), durante sessão solene realizada no prédio-sede do órgão ministerial.
A cerimônia aconteceu em formato on-line em razão da pandemia da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus. Em seu discurso de posse, ele falou sobre o papel constitucional do MPAL e assegurou que sua gestão também deve ser marcada pelo enfrentamento à corrupção e a garantia de direitos.
“O aguerrido Ministério Público de Alagoas, por meio de seus valorosos membros, homens e mulheres capacitados, dedicados, destemidos e honrados, historicamente, muito tem feito pela sociedade alagoana, assegurando-lhes os direitos elementares básicos, bem como, no exercício do mandamento contido no artigo 127 da Constituição Federal, continuará defendendo intransigentemente a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis”, garantiu o PGJ recém-empossado.
Posse virtual
Compuseram a mesa da solenidade o subprocurador-geral judicial, Sérgio Jucá, os procuradores de justiça Lean Antônio Ferreira de Araújo, Luiz Barbosa Carnaúba, Antiógenes Marques de Lira, Dennis Lima Calheiros e Valter José de Omena Acioly e o promotor de justiça e secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Humberto Pimentel.
E como parte dos integrantes do colegiado não pôde estar presente em razão da necessidade de distanciamento social, uma das principais medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, ela acompanhou a cerimônia por meio de videoconferência.
O governador Renan Filho, que não conseguiu participar da solenidade em razão de ter sido diagnosticado com a Covid-19, enviou mensagem ao novo PGJ:
“Meus melhores cumprimentos e votos de sucesso ao novo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que toma posse no cargo nesta segunda-feira. Alagoas tem a sorte de tê-lo para suceder Alfredo Gaspar à frente do Ministério Público Estadual. Mais do que nunca, é necessário o fortalecimento das instituições do Estado, como o MP, da união em torno dos princípios da cidadania para enfrentarmos este período difícil e reafirmarmos a defesa da democracia e do estado de direito. Boa sorte e bom trabalho”, disse ele.
Márcio Roberto foi conduzido ao cargo depois de ter sido escolhido pelo governador de Alagoas, Renan Filho, no último dia 23.