16 de abril de 2021 8:53 por Geraldo de Majella
Com a paralisação da coleta seletiva domiciliar devido à pandemia de coronavírus, as cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Maceió lançaram a campanha Coleta Seletiva Solidária.
A ação tem o tema “Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde coletiva” e chama atenção para os benefícios já comprovados da separação dos materiais recicláveis do lixo comum para a saúde e para a o meio ambiente.
Ela também vem num momento marcado pela interrupção das atividades de toda uma cadeia produtiva que garante renda às famílias que contribuem com o setor.
Para garantir o fortalecimento da coleta seletiva e a segurança durante a quarentena é preciso evitar descarte irregular de máscaras, luvas e outros tipos de lixo hospitalar. Não permitir o contato desses contaminantes com o que será entregue à reciclagem para evitar que o vírus se alastre. Recomenda-se o descarte destes materiais junto ao lixo do banheiro para evitar contato com catadores ou garis.
Outra necessidade enfatizada pela campanha é a do envio dos materiais recicláveis aos Pontos de Entrega Voltaria (PEV’s). Todo ciclo de reciclagem nesse momento será concentrado nesses pontos fixos disponibilizados pela prefeitura.
É com o material deixado voluntariamente pelo cidadão que será possível manter parte dos recursos que as famílias precisam para permaneçam seguras por meio do isolamento social.
Veja o vídeo:
https://www.instagram.com/tv/CADpEJPJuUe/?igshid=alt9v2mn4r3q
União pela reciclagem
Fazem parte dessa união de forças as cooperativas Cooplum, Coopvila, Cooprel do Benedito Bentes e Cooprel Antares. Essa campanha pretende dar visibilidade ao setor que contribui com renda e dignidade de mais de 8 mil catadores de materiais recicláveis alagoanos. Pessoas que diretamente são responsáveis pela redução da poluição ao destinar matéria prima para a reciclagem.
Só em Maceió, as cooperativas são responsáveis pela destinação correta de pelo menos 1,5 mil toneladas de resíduos ao ano e beneficia diretamente mais de 110 famílias, como aponta informações dos projetos “Reciclar Pelo Brasil” (ANCAT).
Com a crise causada pela pandemia essas cooperativas passam a trabalhar em horários reduzidos e contando apenas com a atitude solidária da sociedade. Ao realizar a separação das embalagens recicláveis em seu domicílio, o morador precisa encaminhar esses resíduos para os PEV’s mais próximo do seu bairro.
Confira os locais para o descarte adequado em PEV’s:
Praça em frente ao 5° Batalhão da PM no Lot. Celly Loureiro – Benedito Bentes;
Em frente ao Colégio Atheneu – Salvador Lyra;
Na calçada do Terminal do Graciliano Ramos;
No terminal do Fernão Velho;
Praça em frente ao terminal da Colina;
Praça Lucena Maranhão – Bebedouro;
Praça 200 anos – Zé Tenório;
Praça Genésio de Carvalho – Gruta de Lourdes;
Guaxuma;
Mirante do Jacintinho;
Terminal do Trapiche;
Praça em Frente a USF da Pitanguinha;
Praça próxima à Guarda Municipal – Vergel;
Praça da Faculdade – Prado;
Em frente ao Instituto Mandaver – Dique Estrada;
Praça Nossa Senhora de Fátima – Feitosa;
Praça do Skate – Ponta Verde.
REALIZAÇÃO
@coopvila
@cooprelantares
@cooprelbb
@maceiocooplum