14 de maio de 2020 3:34 por Marcos Berillo
Desde o dia 21 de março, até hoje (14), mais de 270 estabelecimentos foram fechados e quase mil denúncias foram registradas na capital alagoana referentes à desobediência aos decretos governamentais de enfrentamento da emergência em saúde pública causada pela pandemia de Covid-19.
Somente hoje (14), a força-tarefa formada por órgãos estaduais e municipais receberam 23 denúncias. Como saldo, um bar clandestino foi flagrado, as pessoas foram orientadas e dispersaram.
Além disso, foram averiguados quatro estabelecimentos já lacrados pela fiscalização. “Recebemos denúncias de que haviam voltado a funcionar, mas estavam todos fechados, recolocamos o lacre em um deles, pois havia caído”, informou a fiscal Jessyca Santana.
Já ontem (13), foram registradas 14 denúncias e dois estabelecimentos foram lacrados por funcionarem sem permissão, em flagrante desobediência aos decretos.
Força-tarefa
A força-tarefa integrada é composta pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) – com a Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas -, Secretaria Municipal de Saúde – com a Vigilância sanitária – e Polícia Militar de Alagoas. Sua sede é a SEMSCS, que também coordena o plano de ação e recebe as denúncias feitas pela população. Essas denúncias são encaminhadas às equipes para averiguação e providências.
As ocorrências registradas são as mais diversas: aglomeração de pessoas em vias públicas, falta de equipamentos de proteção individual e estabelecimentos abertos sem autorização, como lojas de confecções, salões de beleza e bares, além de quadras esportivas em funcionamento.
Denúncias
Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos, inclusive de estabelecimentos e serviços que estejam descumprindo as medidas preventivas de proteção e higienização para contenção do novo coronavírus, são:
– 3312- 5277 (disque-denúncia da SEMSCS) – de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
– 190 (Polícia Militar)
– 181 (Secretaria de Segurança Pública)