quinta-feira 18 de abril de 2024

Dividido entre dois nomes, PT escolhe seu pré-candidato a prefeito de Maceió

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença

Em função do isolamento social, que proíbe aglomerações por causa da pandemia Covid-19,  o comando nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) deixou a cargo dos diretórios municipais a tarefa de escolher os pré-candidatos do partido a prefeitos. Em Maceió, a direção municipal realiza neste sábado, 16, votação virtual para escolha do petista que vai para a disputa, prevista para outubro próximo.

Como é maioria do Diretório na capital, a tendência Construindo um Novo Brasil (CNB) deve confirmar o nome do ex-vereador Ricardo Barbosa como pré-candidato.  A CNB reúne as principais correntes petistas, formando o chamado campo majoritário.

Ex-vereador Ricardo Barbosa tem a preferência dos caciques partidários
Foto: Divulgação

O advogado e atual presidente do diretório estadual petista, Ricardo Barbosa, já havia sido indicado pré-candidato em maio do ano passado, quando o PT decidiu que tentará retomar espaço na vida pública alagoana a partir da eleição municipal de 2020, com candidatos próprios. Barbosa exerceu o mandato de vereador em Maceió e foi presidente do Diretório Municipal.

“Uma das questões fundamentais agora vai ser restabelecer o peso político que o PT sempre teve, além de nos recolocarmos como interlocutor dos movimentos sociais e da classe trabalhadora”, disse ele.

Mas sua indicação não é unanimidade. Os integrantes do diretório municipal terão que avaliar também a pré-candidatura da economista e professora-doutora, Luciana Caetano, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), preferência da militância.

Luciana Caetano é o nome da militância, que não participa da votação
Foto: Divulgação

Filiada ao PT desde 2017, Luciana não integra nenhuma tendência, mas tem o apoio da Democracia Socialista, Articulação de Esquerda e O Trabalho, correntes estabelecidas no partido.  Em entrevista ao jornalista Marcos Rodrigues, da Gazeta de Alagoas, em janeiro deste ano, ela disse que seu objetivo ao se apresentar como pré-candidato à Prefeitura de Maceió, “é forçar o debate interno no partido, principalmente no que diz respeito à política de alianças e a disputa para 2020”.

Na entrevista, a economista destacou o apoio das três tendências, mas deixou claro que quer ser a opção de todos os petistas, até mesmo da CNB. “Nosso nome surge com proposta de agregar e mantermos mais de um nome para disputa. O diferencial é a construção coletiva e a construção do debate democrático. Queremos debater a cidade e construirmos um programa para Maceió”, disse Luciana Caetano.

O embate parece ter crescido de janeiro até agora. Apesar da recomendação de manter a informação no âmbito interno, a nota divulgada pelo petista Adelmo dos Santos, convocando os dirigentes para a votação deste sábado, 16, foi tornada pública por petistas insatisfeitos com o comando partidário.

Porém, como filosofou o presidente do diretório municipal, Marcelo Nascimento, na entrevista ao jornalista Marcos Rodrigues, “mesmo que as prévias transmitam para a sociedade a ideia de racha, o PT tem uma tradição democrática de debate e decisões discutidas e votadas pela maioria dos seus filiados e filiadas”.

Em tempos de pandemia, não é bem o caso!

O diretório municipal do PT em Maceió é constituído de 45 membros, dos quais a corrente Construindo um Novo Brasil 31 votos, o que, em tese, garante a Ricardo Barbosa a indicação.

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

15 de maio de 2020 9:43 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

2 Comentários

  • Há um claro equívoco nessa matéria: “A CNB reúne as quatro principais correntes petistas – Mensagem ao Partido, Articulação de Esquerda e a Democracia Socialista – formando o chamado campo majoritário.”
    Além de saber que está errado, a própria matéria diz mais abaixo: “Filiada ao PT desde 2017, Luciana não integra nenhuma tendência, mas tem o apoio da Democracia Socialista, Articulação de Esquerda e O Trabalho, correntes estabelecidas no partido.”
    ?????

  • Vamos em frente PT! Maceió precisa de uma alternativa realmente voltada para os interesses do povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *