15 de maio de 2020 1:19 por Marcos Berillo
Inaugurado simbolicamente na manhã de hoje (15), o Hospital Metropolitano, situado no bairro Tabuleiro do Martins, parte alta de Maceió, começa a receber pacientes com Covid-19 a partir deste sábado (16).
Estão sendo disponibilizados 160 leitos exclusivos para tratamento da doença, sendo 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 130 de enfermaria. Além da estrutura com respiradores, monitores multiparâmetro e bombas de infusão, entre outros equipamentos, o Hospital Metropolitano permitirá a realização de exames de tomografia computadorizada – procedimento imprescindível para investigação de doenças respiratórias.
“Estamos fazendo uma entrega simbólica do hospital, para que, já amanhã, a unidade comece atendendo às pessoas, com 800 profissionais de saúde dedicados para tratar pacientes com Covid-19”, explicou governador Renan Filho.
A obra, que custou em torno de R$ 80 milhões em recursos próprios, possui em sua estrutura seis pavimentos e 15 alas e terá capacidade para realizar 10.300 atendimentos por mensais quando estiver operando por completo.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, e do procurador-chefe do Ministério Público do Estado (MPE/AL), Márcio Roberto.