18 de maio de 2020 1:39 por Marcos Berillo
O governo do Estado desmentiu a informação que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagens sobre um suposto kit com remédios para tratar a Covid-19, que estaria sendo distribuído na unidade de saúde localizada no conjunto Medeiros Neto, em Maceió.
A mensagem acompanha a foto de uma embalagem com vários remédios, entre eles, azitromicina, ivermectina, dipirona e cloroquina. Anexado à foto há o seguinte texto: “Gente, procede isso? Uns vizinhos disseram que o Kit Covid está sendo entregue num posto de saúde do Medeiros Neto”, diz o texto.
A ação, na verdade, é uma iniciativa promovida no município de Tucumã, interior do estado do Pará, região Norte do Brasil.
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió esclarece: “Os remédios são dispensados aos pacientes atendidos nas unidades de saúde do Município, incluindo as de referência em síndromes gripais, de acordo com a prescrição médica e seguindo o protocolo de atendimento para Covid-19”.
Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Virologia pontua, em nota, que “não existe nenhum fármaco com eficácia cientificamente comprovada para o tratamento da Covid-19 e não endossa de forma institucional o uso indiscriminado da hidroxicloroquina ou qualquer outro medicamento sem a devida comprovação científica”.
Combate aos fakes
O governo orienta os alagoanos que, caso recebam mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas, entrem em contato pelo WhatsApp (82) 98161-5890, que será feita uma checagem para confirmar a sua veracidade.