sexta-feira 19 de abril de 2024

Vamos emagrecer na quarentena?

10 de julho de 2020 8:48 por Redação

Em Nutrição sem Mistérios

Quando essa história de quarentena começou a ser falada, parecia uma coisa muito distante da nossa realidade.

O mundo já havia tido outras ameaças e nenhuma chegou até a nossa pequena Maceió, tanto que quando eu alertei meu filho dos riscos do novo coronavírus, ele me disse, “Mãe, mais de uma vez você já se preocupou com doenças que nunca chegaram até a gente”.

Só que essa avançou e fomos surpreendidos com mudanças na nossa vidinha, mesmo aqui, tão longe de tudo.

A princípio eu até achei que poderia ser uma forma de dar um balanço na vida, arrumar o guarda roupa, colecionar os papéis, só que não… o inusitado foi tão grande que paralisou a mim, e provavelmente, a maioria das pessoas.

No meu caso, trabalhar menos, ter tempo demais para pensar na vida, sem compromissos com hora marcada e a quase completa ausência de companhia não tem sido um “SPA de relaxamento”.

Para quem gosta de cozinha, o cenário era perfeito, afinal era a única oportunidade de acreditar que se pode controlar alguma coisa, no caso, era seguir uma receita e esperar um bom resultado, um bálsamo para dias tão imprevisíveis.

Assim, num dia um bolo, outro um pão, ou um almoço de delícias, teve como resultado a casa cheia de cheiros e o cós da roupa apertando.

Foi quando percebi que não estava bem de “férias da vida”, que precisava sair dessa cabendo nas roupas, e com um pouco de sorte, com alguma folga para um lanche de confraternização com as amigas, quando houver a possibilidade de sentar em um local público e comer.

Resolvi então que mudaria os hábitos, primeiro comecei a subir as escadas, ao invés de usar o elevador, depois comecei a pular uns minutinhos de corda, nada extraordinário, não sairei uma triatleta e nem mais inteira, mas sairei tendo envelhecido apenas o tempo passado no distanciamento social, nem um dia a mais.

Só que fazer uns poucos minutos de uma atividade leve, não é o suficiente para emagrecer. É aqui onde começa a nossa jornada, se eu, que gosto de comer e de cozinhar, não tenho estrutura magrinha, consegui me livrar de uns quilinhos, você pode conseguir também, e esse é o propósito da nossa conversa a partir de agora.

Se você não quer alongar mais essa leitura, pode passar lá para o final, que tem um cardápio e logo explico, tem poucas opções, mas isso tem um propósito, ensinar a saciedade a funcionar através das repetições.

Vamos estabelecer o seguinte, não vou propor um cardápio normal, equilibrado, nutricionalmente correto para esses primeiros dias, aos poucos podemos até ir melhorando a qualidade, nesse momento vamos correr o risco de iniciar uma proposta menos certinha, mas com um objetivo bem claro, conquistar você para o desafio de emagrecer, mas ficando claro que não é uma receita milagrosa, você vai precisar aceitar as restrições.

Como faremos? essa proposta tem um pouco mais de proteínas e um pouco menos de carboidratos e de calorias, recomendada para quem não tem comorbidades.

Se você cumprir, vai emagrecer exatamente como qualquer outra sugestão de outras propostas que existem por aí, a única diferença é que poderemos “conversar” através do blog e estabelecer uma ponte de ajuda.

Se nos próximos 10 dias você se entusiasmar com a perda de peso, me coloco a disposição para tirar suas dúvidas por aqui para que sigamos em frente.

Para o café da manhã, use café ou café com leite desnatado ou sem lactose, para quem é intolerante, com adoçante e 2 ovos cozidos ou mexidos, com um pouquinho de manteiga.

De lanche, 2 fatias de presunto de peru com 1 fatia melão. Acredite, apesar de parecer bizarro, presunto e melão são uma boa combinação ou então, um pedacinho de abacate com adoçante.

Para almoço, (essa refeição será um desafio), você vai usar repolho e/ou abobrinha e/ou cenoura crua, cortada bem pequena, misturada com 1 colher de sopa de maionese (de preferência caseira), escolha entre amendoim, gergelim ou castanha de caju e acrescente 1 colher de sopa de um deles, isso acompanhado de 1 bife de carne magra ou de peito de frango, (uma porção de bom tamanho) passadinhos numa panela aquecida com um pouco de azeite.

Lanche da tarde, uma limonada com pouco limão, adoçante e gelo, acrescente na hora de bater no liquidificador um pouquinho de pó de gelatina zero, sabor morango ou tangerina. A gelatina não precisa estar preparada, é para usar uma colher de cafezinho rasa do pó, vai parecer uma “raspadinha”.

Ainda para o lanche, acompanhe com folha de couve crocante. Como fazer? Quase uma mágica. Tire o talo de duas folhas e arrume as quatro bandinhas em uma panela de Teflon no fogo mais baixinho que tenha no seu fogão, não precisa acrescentar nada, apenas ter paciência e trocar os lados quando iniciar o encolhimento das folhinhas. Uma dica, se quiser, enquanto come essas duas, pode colocar mais outras duas na panela para continuar a beliscar.

O jantar será com uma crepioca, (fica gostoso e ajuda com boa sensação de saciedade) feita com uma colher de sopa de goma de tapioca, misturada com um ovo e uma pitada de sal e um pouquinho de chia. Coloca numa panela no fogo baixo e com calma espera desprender para virar o lado. Enquanto isso, refoga em um pouquinho de azeite, o tomate e/ou cebola e peito de frango desfiado, pode trocar o peito de frango por presunto de peru. Tira a crepioca do fogo, coloque por cima o refogado e dobre como uma tapioca.

Pode usar um chá gelado ou uma xícara de café, descasque uma laranja e coma a fruta para completar o jantar.

Se sentir fome, ou o que é mais difícil de lidar, VONTADE DE COMER uma guloseima, congele 2 bananas sem casca e cortadinhas em rodelas, coloque direto no liquidificador e bata com um pouquinho de leite e chocolate em pó. Coma de colher como se fosse um sorvete caseiro.

Imagino que haja um monte de coisas fora dos seus hábitos, e outras tantas que você nunca provou, ou não gosta. Para isso precisamos lembrar que também nunca havíamos ficado trancados em casa e que também não gostamos de sentir que engordamos, portanto o momento é de enfrentar desafios, vencer os obstáculos e sair melhor.

Caso você se proponha a seguir esse cardápio pelos 10 dias que combinamos e inicie sua transformação, se imagine do outro adiante com cara de felicidade.

Ao final disso tudo, com a certeza de que em breve isso terá passado, a ideia é que sairemos mais fortes, mais resilientes e com um pouquinho de empenho, mais bonitos.

PS – Assim como não há remédio milagroso contra COVID, essa não é uma sugestão mágica, não se trata de um plano individualizado, por isso não deve ser seguido para efeitos terapêuticos, apenas para perda de peso de pessoas sem outros problemas e não substitui uma consulta com um nutricionista, apenas ajuda nesses tempos de dificuldade.

Café da manhã
1 xícara de café ou café com leite desnatado e com adoçante
2 ovos
Lanche
2 fatias de presunto de peru com 1 fatia de melão
Ou
1 pedacinho de abacate
Almoço
Maionese de repolho e/ou cenoura e/ou abobrinha crua com amendoim
1 bife de carne magra ou de peito de frango
Lanche
Limonada com gelatina zero
Couve folha crocante
Jantar
Chá ou café
1 crepioca com chia e recheada com frango desfiado ou presunto de peru
1 laranja
Ceia
Sorvete natural de banana congelada com chocolate em pó

Aguardo seu retorno

Katia Betina é nutricionista e escritora.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

10 de julho de 2020 8:48 por Redação Com o objetivo de investigar a

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

10 de julho de 2020 8:48 por Redação O prazo para entrega da Declaração

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

10 de julho de 2020 8:48 por Redação Em meio à epidemia de dengue e

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

10 de julho de 2020 8:48 por Redação A Secretaria de Estado de Alagoas

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

10 de julho de 2020 8:48 por Redação A Polícia Federal em Brasília indiciou

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

10 de julho de 2020 8:48 por Redação A Federação Alagoana de Esportes Colegiais

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

10 de julho de 2020 8:48 por Redação Por Stanley de Carvalho* Há 60

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

10 de julho de 2020 8:48 por Redação A Secretaria de Estado da Educação

2 Comentários

  • Super dicas! Vou tentar seguir pois nem pra balança “olho” mais!

    • Siga, olhe e conte o resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *