23 de junho de 2020 1:40 por Marcos Berillo
Os números da pandemia Covid-19 ainda são altos e, diante do apelo da classe médica e das recomendações de órgãos ministeriais, o governador Renan Filho (MDB) optou pela prudência e prorrogou até as 23h59 do dia 30 de junho as medidas de isolamento social no estado. O prazo do decreto anterior termina nesta terça-feira, 22, mas com a prorrogação as proibições permanecem vigentes.
Apesar das entidades do comércio (lojas, shoppings, etc) e de serviços, como bares, restaurantes e hotéis, ressaltarem por meio de notas que estavam preparadas para garantir a segurança de seus clientes, o governador preferiu seguir os especialistas da área de saúde. Ao vivo, em redes sociais, Renan Filho explicou que os próximos oito dias, prazo de mais uma prorrogação, vão servir para garantir o declínio da curva de contaminação pelo novo coronavírus.
Neste sentido, apelou para que as pessoas cumpram as medidas de isolamento, mantenham o distanciamento físico, usem máscaras e adotem uma rotina de higiene pessoal.
“Estamos mais próximos de sair da atual fase e avançar para uma nova fase. Sair da fase vermelha e ir para a laranja. Nós esperamos que nesses próximos oitos dias isso se consolide. Por isso, quero fazer um grande apelo: vamos manter as medidas de isolamento e usar máscaras”, insistiu Renan Filho.
Os dados dos órgãos de saúde indicam que a situação da Covid-19 é mais controlada na capital e na Região Metropolitana, mas que há aumento de casos na região Agreste.