23 de junho de 2020 4:12 por Marcos Berillo
A força-tarefa que fiscaliza o cumprimento do decreto da Prefeitura de Maceió para combater o coronavírus intensifica as ações hoje (23), amanhã (24) e nos dias 28 e 29 próximos com o objetivo de fazer valer a proibição da venda e uso de fogos de artifício e da queima de fogueiras em espaços públicos e privados na cidade.
As restrições na forma de festejar as tradições juninas visam a evitar as tradicionais aglomerações dos festejos juninos. Caso haja desobediência, a fogueira será apagada e o material recolhido. Os estabelecimentos poderão ser lacrados ou desmontados. Quem insistir, corre o risco de ser multado e até mesmo conduzido a uma delegacia por desobediência.
“Essa ação conjunta é necessária já que a fumaça da queima das fogueiras pode agravar a saúde de pacientes com problemas respiratórios e acidentes com fogos ampliando a procura por atendimentos nas unidades de saúde e expondo mais gente ao contágio da Covid-19. Por isso, é importante a colaboração das pessoas. Assim, poderemos vencer essa batalha”, incentiva o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar.
A força-tarefa integrada especial é composta pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social – com a Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas; Secretaria Municipal de Saúde – com a Vigilância Sanitária; e Polícia Militar. Vão se unir à ação, o Procon Maceió, o Corpo de Bombeiros e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 3312-5277 (disque-denúncia da Semscs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h), 181 (Secretaria de Segurança Pública) e 190 (Polícia Militar).