sexta-feira 29 de março de 2024

Covid-19: Maceió entra na fase laranja, mas governador adverte que pode retroagir se houver piora

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença

Renan Filho pede que todos colaborem na volta gradual à normalidade
Fotos: Agência Alagoas

Os demais municípios, onde crescem os números de casos e de mortes, seguem com restrições rígidas no combate ao novo coronavírus, por mais 15 dias. A Capital, Maceió, entretanto, sai da fase vermelha para permitir a reabertura gradual de serviços não essenciais. Em síntese, é o que estabelece o novo decreto do governo alagoano para enfrentamento da pandemia Covid-19, publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) ainda na noite desta terça-feira, 30.

Superadas as restrições do decreto de emergência no âmbito da Prefeitura de Maceió, que impõe restrições maiores e tem validade até a quinta-feira, 2, vários estabelecimentos vão poder reabrir.

Porém, é preciso garantir o cumprimento das regrais gerais e específicas estabelecidas pelo Protocolo Sanitário do Governo do Estado. Esse documento, publicado no Diário Oficial do dia 15 de junho, estabelece medidas que devem ser adotadas e cumpridas em todos os segmentos autorizados a funcionar. São recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Internacional do Trabalho (OTI) e evidências científicas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

Do contrário, as estatísticas na área da Saúde podem voltar a ser negativas, o que levará o governo a retroagir e determinar de novo o isolamento social total.

“Nesse momento, é fundamental a participação do cidadão e do setor produtivo, que tem um protocolo sanitário a cumprir, não é só abrir as portas, é abrir as portas respeitando as novas normas que o momento exige, porque, obviamente, se tivermos um retrocesso, faremos o caminho inverso com a mesma naturalidade. Da mesma forma que estamos construindo uma estrada para um novo normal, se houver piora, o Estado terá que tomar uma nova medida para proteger o cidadão. Então vamos seguir trabalhando para aumentar o número de leitos e continuar solicitando ao cidadão ao setor produtivo que cumpram com as medidas para que possamos vencer a pandemia juntos, integradamente”, alertou o governador Renan Filho, em entrevista no final da tarde desta terça-feira, 30, quando anunciou a entrada da capital na chamada fase laranja (risco moderado alto).

Na lista com permissão para reabrir estão lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m²; salões de beleza e barbearias (que devem atender com hora marcada); templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% (trinta por cento de sua capacidade).

A nova fase, porém, não permite a reabertura de lojas que estão em shoppings, nem de bares e restaurantes.

“Há claramente uma evolução na capital. A queda consolidada dos números da Covid-19 em Maceió demonstra que estamos controlando a pandemia, reduzindo o número de casos ativos, fortalecendo a capacidade de atender as pessoas. Por isso, o estado tomou a decisão de fazer a capital, Maceió, avançar da fase vermelha para fase laranja. Já no interior, a gente não tem essa redução com tanta clareza, por isso estamos mantendo o interior do estado na fase vermelha, para dar mais tempo para se consolidar uma tendência de queda nos próximos dias. Vamos continuar com a ampliação de leitos no interior do estado, além de intensificar a fiscalização nos municípios, sobretudo em Arapiraca e nas cidades com maior número de habitantes”, disse Renan Filho.

Segundo ele, o governo entendeu que é o momento de a capital avançar, considerando a capacidade hospitalar instalada, evolução dos óbitos e taxa de crescimento da Covid-19. São os indicadores que compõem a Matriz de Risco, pela qual o governo se norteia para estabelecer o retorno a normalidade econômica. As permissões de reabertura de todas as atividades serão anunciadas gradativamente, ressalta o governador.

Ainda não há data definida para as próximas fases.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

30 de junho de 2020 10:23 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *