24 de julho de 2020 3:07 por Marcos Berillo
Após terem o funcionamento liberado pelo decreto do Governo de Alagoas que trata do Distanciamento Social Controlado, os bares e restaurantes de Maceió devem seguir as regras recomendadas pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
É o que procuram garantir a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de fiscalização aos estabelecimentos, que ocorrem regularmente.
Inicialmente, a ação é educativa, mas, em caso de irregularidades, a inspeção poderia ser punitiva, já que a população que frequenta os locais costumeiramente poderia estar em risco, sobretudo neste momento em que o enfrentamento à pandemia da Covid-19 é contínuo.
“Quando chegamos aos estabelecimentos, o primeiro passo é saber se existe aglomeração no local, se as mesas dos bares e restaurantes estão separadas, se os locais contam com tapetes sanitizantes, limpeza dos banheiros de hora em hora, disponibilidade de álcool em gel 70, além de constatar se todos os funcionários estão utilizando os equipamentos de proteção individual. Ou seja, estamos inspecionando se todas as normas contidas no decreto governamental estão sendo cumpridas”, destacou Paulo Bezerra, gerente da Vigilância Sanitária Estadual.
Durante os procedimentos de fiscalização, segundo a Vigilância Sanitária Estadual, pequenas situações que podem ser corrigidas rapidamente foram constatadas, a exemplo de marcações nos pisos.
Ao fim das inspeções que aconteceram esta semana em bares e restaurantes localizados na orla de Maceió e na Avenida Amélia Rosa, o subtenente do 4ª Batalhão de Polícia Militar da Capital, capitão Câmara, ressaltou que os trabalhos ocorreram de forma tranquila e sem qualquer contratempo.
“Aos poucos, a população vem retornando à vida social neste novo normal, percebemos, nesta recente ação, que as pessoas estão tomando todos os cuidados, usando máscaras, mantendo o distanciamento social. As atenções sobre o funcionamento dos estabelecimentos continuam em Maceió, sempre mostrando que tanto a população quanto os bares e restaurantes sigam as normas governamentais e se previnam cada vez mais da Covid-19”, avaliou o capitão da Polícia Militar.