terça-feira 16 de abril de 2024

Forças de segurança pública dão combate ao PCC, facção criminosa com ramificação em todo país

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo

Polícias Civil e Militar estão em busca de criminosos ligados ao PCC
Fotos: SSP/AL

Com Thania Valença – A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Alagoas (SSP/AL), por meio da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), e da Polícia Militar de Alagoas, que usa o Batalhão de Operações Especiais (Bope), participa, desde o início da manhã desta terça-feira, 28, de operação destinada a prender integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital, o PCC. A Operação Flashback II está sendo realizada em Alagoas, e nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Com a participação da Polícia Federal, a operação é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O trabalho policial é sequência da operação Flash Back, realizada em novembro do ano passado, com o mesmo objetivo: combater as ações criminosas do PCC.

O bando tem como práticas a execução de rivais ou inocentes, sequestros, tráfico de drogas e assaltos. Nesta segunda fase da Operação Flashback, os órgãos de segurança conseguiram apoio da Justiça – em Alagoas na 17ª Vara Criminal, com base no relatório produzido pela Assessoria Integrada de Inteligência da SSP/AL, que trabalhou em parceria com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco.

Conforme divulgado pela SSP/AL, as forças integradas cumprem 212 mandados de busca e apreensão, e de prisão, distribuídos em 71 municípios, localizados em quatro regiões brasileiras. Em Alagoas as ações ocorrem em Maceió, que concentra o maior número de alvos, ao todo 73, e outros 10 municípios, totalizando 98 cumprimentos de mandados judiciais pelos agentes públicos.

“Damas do Crime”

As investigações da “Operação Flashback II” evidenciaram o protagonismo das mulheres ligadas ao PCC, com avanço na ocupação de cargos de chefia no organograma da organização criminosa. De acordo com os levantamentos da Polícia Civil de Alagoas, as mulheres têm perfil igualmente violento ao dos homens da facção quando definem julgamentos ocorridos nos “tribunais do crime”.

Aquelas que possuem funções disciplinares conduzem normalmente estes rituais, elaborando as suas “peças conclusivas”, que resultam em condenações ou absolvições. Elas aplicam as mais diversas penas, inclusive assassinando rivais ou mesmo membros transgressores do PCC.

O núcleo das “Damas do Crime” é composto por 18 mulheres e apenas um homem que, somando aos demais núcleos da operação, totalizam 40 mulheres alvos de mandados de prisão e busca e apreensão, que correspondem a 18% do total de alvos da operação.

Polícia Federal

Simultaneamente, a Polícia Federal em Alagoas deflagrou na manhã de hoje, juntamente com o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PM/AL, a fase ostensiva da “Operação NJORD”.

Até o momento, foram cumpridos 29 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão sendo 11 em Maceió, sete em São Paulo, um em Almirante Tamandaré/PE, um em Itabirito/MG e dois em Dourados/MS.

Policiais federais cumpem mandados contra o PCC | Ascom PF

Foram realizados também bloqueios judiciais em quatro contas bancárias utilizadas pela organização criminosa investigada para receber o dinheiro do tráfico de drogas.

As diligências continuam visando prender outros dez integrantes da organização, bem como para analisar a movimentação bancária das contas usadas pelos traficantes no intuito de identificar os destinatários do dinheiro oriundo do comércio ilegal de drogas em Alagoas.

*Com SSP/AL, MPAL e PF/AL

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

28 de julho de 2020 11:05 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *