3 de agosto de 2020 1:42 por Marcos Berillo
Petroleiros realizam uma manifestação para as 9h desta terça-feira (4), no elevado do Cepa, em Maceió, contra a venda de todas as unidades da Petrobras no Estado, anunciada pela direção da empresa.
Os trabalhadores querem alertar a sociedade para os prejuízos da privatização da estatal, com possível redução de royalties e impostos para os municípios produtores de óleo e gás. Os petroleiros afirmam ainda que a venda dos ativos da Petrobras em Alagoas tende a aumentar o preço dos combustíveis e do gás de cozinha.
Segundo eles, uma empresa pública busca atender aos interesses da Nação. O que não é o caso de uma empresa privada, cuja política de preço estará, por regra, atrelada ao dólar o que, na maioria das vezes, provoca alta nos custos dos combustíveis e derivados.
A venda da participação da empresa em Alagoas compreende seis campos petrolíferos terrestres e um marítimo localizado em águas rasas (Paru). Os campos terrestres são Anambé, Arapaçu, Cidade de São Miguel dos Campos, Furado, Pilar e São Miguel dos Campos.