20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo
Por Thania Valença – Atuantes em defesa e proteção do seu espaço de habitação, moradores dos loteamentos Gurgury e Guaxuma, na região Norte de Maceió, fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 20, reclamando da insensibilidade do prefeito Rui Palmeira em autorizar a construção de uma estação de esgoto na praça do bairro. Inconformada com a decisão da Prefeitura, a comunidade fará novo protesto amanhã, 21, para impedir o acesso do pessoal que está trabalhando na obra.
Eles afirmam que a praça é um espaço de lazer, onde há práticas esportivas e atividades festivas. “Aqui fazemos caminhada, reuniões, festejamos as datas tradicionais, como São João, Natal. Aqui as crianças brincam, enfim, a praça é o nosso espaço. Não aceitamos essa obra e vamos reagir!”, declara o jornalista Felipe Camelo, morador do Loteamento Guaxuma.
Também moradora da comunidade, a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, reclama que a construção não foi discutida com os moradores, sendo, portanto, uma imposição da Prefeitura. ”Não vamos aceitar essa estação de esgoto”, acrescenta ela, adiantando que a comunidade dos dois loteamentos recorrerá a todos os meios legais para impedir.
A estação elevatória é uma das etapas do projeto de esgotamento sanitário que a Prefeitura está implantando naquela região, dentro do Programa Revitaliza Maceió. O trabalho consiste em efetuar o assentamento de tubulação, execução de coletores prediais e construção da estação elevatória.
Os serviços começaram em meados de julho último, com as escavações. A estação deverá captar o esgoto dos conjuntos Gurgury e Elias Bonfim, para jogá-lo na estação de tratamento no bairro da Pescaria.
Os moradores ressaltam a importância do saneamento, e defendem que seja completo. Entretanto, discordam frontalmente da localização escolhida para construção da estação elevatória. “Há outras áreas que podem ser usadas”, ressalta o jornalista Felipe Camelo.
Os moradores lembraram que recentemente tiveram que lutar, com sucesso, para evitar a devastação de sua área verde em decorrência da obra de duplicação da Rodovia AL-101 Norte. Agora, menos de um mês depois, surge essa nova ameaça à tranquilidade do bairro.
A Prefeitura de Maceió, protestam, quer coletar os esgotos do bairro inteiro de Guaxuma – incluindo dos edifícios “espigões” – para concentrá-los num “lagoão” tamponado e turbinado por um sistema de grandes bombas elétricas que serão implantadas na pracinha central dos loteamentos. “Não aceitamos”, reafirma Camelo.
A Associação dos Moradores dos Loteamentos Gurgury e Guaxuma já encaminhou ofício ao prefeito Rui Palmeira, solicitando a imediata suspensão das obras no local, até que haja um entendimento sobre o ponto mais adequado para construir o equipamento. A mobilização, acrescentam, é para que não sejam obrigados a conviver com barulho, mau odor e a desfiguração de seus espaços de lazer.