quinta-feira 28 de março de 2024

Moradores se mobilizam para impedir estação de esgoto na praça dos loteamentos Gurgury e Guaxuma

Comunidade teme perder espaço de lazer e convivência

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo

Moradores estão mobilizados prometem protesto para esta sexta-feura, 21 | Cortesia Felipe Camelo

Por Thania Valença – Atuantes em defesa e proteção do seu espaço de habitação, moradores dos loteamentos Gurgury e Guaxuma, na região Norte de Maceió, fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira, 20, reclamando da insensibilidade do prefeito Rui Palmeira em autorizar a construção de uma estação de esgoto na praça do bairro. Inconformada com a decisão da Prefeitura, a comunidade fará novo protesto amanhã, 21, para impedir o acesso do pessoal que está trabalhando na obra.

Eles afirmam que a praça é um espaço de lazer, onde há práticas esportivas e atividades festivas. “Aqui fazemos caminhada, reuniões, festejamos as datas tradicionais, como São João, Natal. Aqui as crianças brincam, enfim, a praça é o nosso espaço. Não aceitamos essa obra e vamos reagir!”, declara o jornalista Felipe Camelo, morador do Loteamento Guaxuma.

Também moradora da comunidade, a ex-prefeita de Maceió, Kátia Born, reclama que a construção não foi discutida com os moradores, sendo, portanto, uma imposição da Prefeitura. ”Não vamos aceitar essa estação de esgoto”, acrescenta ela, adiantando que a comunidade dos dois loteamentos recorrerá a todos os meios legais para impedir.

A estação elevatória é uma das etapas do projeto de esgotamento sanitário que a Prefeitura está implantando naquela região, dentro do Programa Revitaliza Maceió. O trabalho consiste em efetuar o assentamento de tubulação, execução de coletores prediais e construção da estação elevatória.

Os serviços começaram em meados de julho último, com as escavações. A estação deverá captar o esgoto dos conjuntos Gurgury e Elias Bonfim, para jogá-lo na estação de tratamento no bairro da Pescaria.

Os moradores ressaltam a importância do saneamento, e defendem que seja completo. Entretanto, discordam frontalmente da localização escolhida para construção da estação elevatória. “Há outras áreas que podem ser usadas”, ressalta o jornalista Felipe Camelo.

Os moradores lembraram que recentemente tiveram que lutar, com sucesso, para evitar a devastação de sua área verde em decorrência da obra de duplicação da Rodovia AL-101 Norte. Agora, menos de um mês depois, surge essa nova ameaça à tranquilidade do bairro.

A Prefeitura de Maceió, protestam, quer coletar os esgotos do bairro inteiro de Guaxuma – incluindo dos edifícios “espigões” – para concentrá-los num “lagoão” tamponado e turbinado por um sistema de grandes bombas elétricas que serão implantadas na pracinha central dos loteamentos. “Não aceitamos”, reafirma Camelo.

A Associação dos Moradores dos Loteamentos Gurgury e Guaxuma já encaminhou ofício ao prefeito Rui Palmeira, solicitando a imediata suspensão das obras no local, até que haja um entendimento sobre o ponto mais adequado para construir o equipamento. A mobilização, acrescentam, é para que não sejam obrigados a conviver com barulho, mau odor e a desfiguração de seus espaços de lazer.

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

Sesau reforça alerta que a Ivermectina não tem eficácia contra a dengue

20 de agosto de 2020 11:07 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *