sábado 23 de novembro de 2024

ALE aprova projeto de lei que estabelece diretrizes e protocolo para retomada das aulas presenciais

Instituições de ensino só poderão retomar as atividades após adaptação às diretrizes e ao protocolo a serem estabelecidos por grupo de trabalho

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo

Deputada Jó Pereira defende projeto de lei no plenário da ALE | Assessoria

Por unanimidade, o plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, na sessão desta terça-feira (25), o Projeto de Lei (PL) que dispõe ao Poder Executivo regulamentações para criação de diretrizes e protocolo visando o retorno das aulas presenciais, suspensas em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o projeto de autoria dos deputados Jó Pereira e Marcelo Beltrão, que foi aprovado em segunda votação, devem ser prioridade a proteção da vida e da saúde dos professores, colaboradores e alunos. Assim, o Executivo deverá instituir um Grupo de Trabalho de Retorno às Aulas para, em 15 dias, a partir de sua formação, estabelecer tais diretrizes e o protocolo.

As instituições de ensino só poderão retomar as atividades após adaptação às diretrizes e ao protocolo. O GT será composto por representantes das secretarias estaduais de Educação, de Saúde e de Assistência e Desenvolvimento Social, e dos municípios alagoanos, por meio da AMA, Undime, Cosems e Coegemas.

“Após o ápice da curva de proliferação do vírus, passamos a analisar a retomada não só da economia local, como também, as atividades educacionais abrangentes a todos os níveis. (…) A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado e, nesse momento, várias crianças, jovens e adultos devem ter garantidos seu desenvolvimento social, econômico e cultural, de forma segura para sua saúde física e mental”, destacou Jó Pereira.

O Projeto de Lei segue agora para apreciação do governador Renan Filho.

Diretrizes e protocolo

Entre as diretrizes a serem observadas pelo Grupo de Trabalho estão o acolhimento de estudantes, profissionais de educação e familiares (incluindo avaliação socioeconômica, psicossocial e de saúde); avaliação diagnóstica de aprendizado e para ações de recuperação; e reorganização do calendário escolar.
Já o protocolo a ser criado deve abranger o distanciamento entre pessoas; limite de ocupação das salas; higienização; EPIs obrigatórios; proteção de grupos de risco no trabalho; atendimento diferenciado para grupos de riscos; informativos virtuais; monitoramento de temperatura; testagem; ações em caso de contaminação ou suspeita de covid-19 de alunos, de profissionais ou de familiares; ações intersetoriais envolvendo saúde, educação e assistência social; cuidados com o transporte escolar; e carga horária das aulas.

Em geral, os princípios observados devem priorizar a atenção à saúde física e mental de profissionais de educação e estudantes; prevenção ao contágio; atuação intersetorial, envolvendo saúde, educação e assistência social; igualdade e equidade de condições de acesso ao aprendizado; equidade para o estabelecimento de prioridades na alocação de recursos e ações voltadas ao retorno às aulas; participação das famílias; valorização e desenvolvimento dos profissionais de educação, saúde e assistência social; e respeito às especificidades de cada nível escolar.

*Com assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo A mineração predatória que a

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo O senador alagoano Renan Filho

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

25 de agosto de 2020 1:39 por Marcos Berillo   O Sindicato dos Servidores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *