quinta-feira 18 de abril de 2024

Cinco dicas de comportamento que ajudam no emagrecimento

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina

Por Katia Betina*

Com a liberação de grande parte das atividades, que estavam limitadas, nos períodos mais graves da pandemia, podemos voltar às ruas e, um dos princípios básicos da civilização, é não sair pelado. A questão é: Como caber nas roupas que aguardavam pacientemente a hora de voltar ao uso?

O que mais eu tenho visto nas redes sociais são soluções mágicas, sem nenhuma sustentação de resultado, mas que parte das pessoas, aflitas por uma solução imediata, acreditam e se propõem a tentar, apesar dos riscos.

Todas as vezes que me enviam uma dessas fórmulas perguntando se as conheço, eu adoto os seguintes procedimentos: primeiro de ouvir ou ler todo o conteúdo e segundo, de buscar algum trabalho que possa validar aquela promessa.

Via de regra, a resposta acaba sendo a mesma, já que a obesidade e o sobrepeso acometem mais da metade da população brasileira. Se houvesse uma alternativa tão simples para solucionar um problema tão grande, não teríamos chegado a essa situação.

Emagrecer requer determinação, disciplina, alguma criatividade e um monte de coisas, menos mágica, apesar de não ser fácil é possível, mas com certeza um bom resultado não vem em cápsulas pela internet.

Para quem não decidiu, ainda, procurar uma ajuda profissional e resolveu enveredar nesse caminho de emagrecimento, cheio de novidades, dias de bons resultados que ajudam a seguir em frente ou, ruins que resultará em uma vontade imensa de desistir, afirmo que constatar a descida do ponteiro da balança, além de trazer um enorme benefício à saúde, faz muito bem a autoestima.

Por isso, pensamos em cinco dicas para iniciar essa transformação:

1 – Não pule o café da manhã, ele é essencial:
Hoje, há um movimento em torno de períodos longos de jejum como forma de incrementar a perda de peso, mas ainda é uma prática que tem pouca avaliação de eficiência, perigosa se feita sem acompanhamento, com uma possibilidade grande de perda de controle das próximas refeições, portanto, um risco.

Um desjejum pequeno, porém nutritivo, com fruta (olhe que falo no singular, não digo pra comer a vontade), pão integral ou as nossas conhecidas raízes, queijo magro e uma xícara de café com leite desnatado ou apenas café, já são suficientes para dar início a um plano alimentar saudável, que vai ajudar a não chegar no almoço tão desvairado de fome, que o impeça de pensar e escolher o que vai colocar no prato.

Ou seja, uma prática comprovadamente eficiente para controle e perda de peso é não “pular” refeições, para não perder o controle da fome por consequência, se encher de “porcaria” **.

2 – Beba água o dia todo:
À medida que a idade vai avançando, cada vez menos lembramos de beber água. Vamos trocando por outros líquidos, ou simplesmente não bebendo nada e isso vai aumentando a vontade de comer fora de hora, porque confundimos “sede” com “fome”.

Outra coisa importante é que água nas refeições não engorda. Portanto almoçar “no seco” não muda o peso, no entanto, isso significa apenas que uma pequena quantidade de liquido não atrapalha, mas uma grande quantidade, deve ser evitada para não favorecer o refluxo.

Em resumo, devemos consumir vários pequenos copos de água “de verdade”, durante todo o dia e ir diminuindo, à noite, para não precisar acordar para ir ao banheiro.

3 – Usar frutas para os lanches:
Os alimentos in natura conseguem “ativar” melhor nossa saciedade, carregam boa quantidade de fibras que enganam a fome e compostos antioxidantes (ótimos para saúde). Além disso, as frutas possibilitam diferentes alternativas de preparo: congeladas em sorvetes caseiros, assadas com canela, adicionadas de sementes, ou misturadas entre si.

As frutas ajudam a melhorar nosso cardápio porque diminuem a vontade de comer por mais tempo do que, se optarmos por doces, bolos ou bolachas.

4 – Usar legumes e verduras no almoço:
Comemos também com os olhos. Um prato com um grelhado pequeno, mais duas colheres de arroz e duas de feijão é até bem saudável, mas só de olhar que está “quase” vazio, já causa preocupação, por isso é tão importante ocupar o espaço para ter a sensação de ter comido o suficiente.

É aí onde se torna importante saber que a densidade calórica, ou seja, a quantidade de calorias por “porção” dos legumes cozidos, refogados ou grelhados, é bem menor que nos demais acompanhamentos usados.

Exemplo: uma porção de repolho refogado tem 25 calorias, uma colher de sopa de farofa tem 100 calorias.

5 – Comer devagar e mastigar bem os alimentos:
Isso ajuda o nosso organismo a “entender” que já recebeu uma cota suficiente. Comer devagar, prestando atenção nas escolhas, cortando a comida em pequenos pedaços, escolhendo refeições que precisam de utensílios, ao invés de comer com as mãos (como sanduíches), aumenta a duração da refeição e ajuda a se sentir satisfeito e comer menos.

Emagrecer, requer mudança dos hábitos que nos levaram ao aumento do peso. Dizer simplesmente “não faço” ou “só faço” isso ou aquilo, não ajuda, precisamos nos propor a enfrentar, com coragem e boa vontade, uma nova rotina, com disposição para enfrentar desafios, dispostos a fazer diferente e melhor.

Caso você se pergunte, para quê??? Eu respondo: para viver mais saudável, mais disposto e mais feliz, ou, simplesmente, viver mais tempo e vestido confortavelmente.

*Katia Betina é nutricionista e escritora

**Alimentos “porcaria”, é uma forma usual de falar de alimentos ultra processados, com baixo valor nutricional, muitas vezes com altas concentrações de gordura, açúcar e calorias.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

27 de agosto de 2020 8:03 por Katia Betina A Secretaria de Estado da

8 Comentários

  • Excelentes dicas!!! Vou cuidar mais do meu café da manhã!

  • Depois diga se funcionou

  • Por que você não utiliza o contact comment para divulgar
    este seu site e seus vídeos?
    Deixei ai no campo site a página onde eu falo sobre isso.

  • Oi, tudo bem ? muito bom seu site, sempre gosto de vim
    aqui para ver conteudo bom… grata!

    • Obrigada. Mande sugestões.

  • parabéns pelo conteúdo do site.

    • Obrigada.

  • Adorei o conteúdo do artigo e site! Vou voltar mais vezes
    com certeza! Muito obrigado por compartilhar!

    Um grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *