27 de agosto de 2020 1:37 por Marcos Berillo
No ano da pandemia, a Solenidade de Nossa Senhora dos Prazeres 2020 foi bem diferente. Enquanto centenas de fiéis acompanharam a celebração pelos canais do Youtube e Instagram da Arquidiocese de Maceió, quem esteve na Catedral da capital alagoana usava máscara, álcool em gel e mantinha distância por causa da ocupação de fiéis intercalada nos bancos.
A padroeira da Arquidiocese e cidade de Maceió é festejada nesta quinta-feira, 27 de agosto. A Missa Solene foi presidia por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., arcebispo metropolitano de Maceió.
“Desde o dia 20 de março estivemos rezando, procurando animar as nossas comunidades e as pessoas através dos meios de comunicação. Não falhamos um dia e desta caminhada muitas pessoas que aqui estão participaram comigo e entre todas as pessoas, uma que participou de todos estes momentos foi o pequeno Netinho, do município de Traipu, Diocese de Penedo. E hoje ele veio conhecer a nossa catedral e me conhecer. É apenas um testemunho de tantos outros que surgiram neste tempo de pandemia, com momento até em que quatro mil pessoas passaram por nossa live. É um gesto que a Mãe dos Prazeres se alegra”, falou Dom Antônio Muniz.
O pequeno fiel esteve na Catedral e falou um pouco da experiência. “Agradeço o carinho que dom Antônio teve desde o início comigo. Eu estava olhando o Instagram e encontrei a Missa ao vivo, era a Arquidiocese de Maceió que transmitia e fiquei participando até hoje. É um sentimento que a gente não consegue explicar”, disse Netinho.
Vários padres, diáconos e seminaristas arquidiocesanos e religiosos participaram da celebração que foi transmitida pela Rádio Imaculada Conceição 92.3 FM, site do Centenário (www.centenarioarqmaceio.com.br) e o canal da Arquidiocese no Youtube (www.youtube.com/arquidiocesedemaceio). A animação litúrgica foi feita pela Ordem Terceira do Carmo. Os fiéis também puderam acompanhar a tradução da celebração em Libras.