28 de agosto de 2020 3:27 por Marcos Berillo
A Campanha de Vacinação contra o Sarampo, que deveria ser encerrada nesta segunda-feira, 31, foi prorrogada até 31 de outubro. O motivo é a baixa adesão dos brasileiros. Em Alagoas, não foi diferente. Das 1.395.727 pessoas entre 20 a 49 anos que deveriam ser imunizadas, apenas 399.630 procuraram os postos de vacinação até esta sexta-feira (28), o que corresponde a 28,63% do público-alvo.
Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), a vacina está disponível nos postos dos 102 municípios alagoanos. A recomendação é que, independente de já ter se vacinado, é necessário tomar a vacina disponibilizada na campanha, excetuando-se quem se imunizou nos últimos 30 dias.
De acordo com a assessora do PNI em Alagoas, Denise Castro, a adesão à campanha de vacinação é imprescindível, com o intuito de evitar um surto de sarampo. Isso porque, há 20 anos o Estado não registrava casos da doença, mas, foram notificados 35 em 2019 e quatro no primeiro semestre deste ano.
“Isso mostra que há circulação do vírus no Estado e a vacina é a única forma de proteção”, enfatizou.
Denise Castro ressalta que os infectologistas alertam que o sarampo, causado pelo vírus Measles morbillivirus, pode deixar sequelas como cegueira, surdez e pode ser fatal. “A transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas, sendo a vacina a única forma de prevenção e os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso, além de manchas pelo corpo”, enumera.
Fonte: Agência Alagoas