No 198º aniversário da Independência só a bandeira sobe

0
Por Thania Valença

Desfile em 2019 reuniu mais de 10 mil pessoas, segundo a PM
Foto: PMAL

A Polícia Militar de Alagoas estimou em cerca de 10 mil o número de pessoas participando das celebrações da Independência, em Maceió, no dia 7 de setembro do ano passado. Este ano, a data comemorativa do momento em que o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente será lembrada sem desfiles ou qualquer manifestação popular.
No 198º aniversário da Independência, os desfiles foram cancelados para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus. Mais uma das mudanças impostas pela pandemia Covid-19, que já matou 1.924 alagoanos, e mais de 126 mil brasileiros.
Apesar das mortes e das centenas de novos casos registrados a cada 24 horas, a data será minimamente lembrada. Em Maceió, haverá uma cerimônia interna, na Academia da Política Militar, no bairro do Trapiche, a partir das 7h45. Ao som do Hino Nacional, os militares hastearão a bandeira do Brasil em comemoração à passagem do dia 7 de setembro.
Esta será a única atividade já que, em conseqüência da pandemia, o Ministério da Defesa determinou que Marinha do Brasil, Exército e Força Aérea não participem de quaisquer eventos alusivos aos 198 anos da Independência que incluam desfiles, paradas, demonstrações ou outras atividades que possam causar concentração de pessoas.

Exibições de unidades das forças policiais são destaque nos desfiles militares

Sem atos oficiais públicos, o maceioense deve aproveitar o feriado desta segunda-feira, 7, para curtir praias, se não chover, claro, e shoppings.
Alguns shoppings estarão abertos e vão funcionar em regime de plantão. Pelo que divulgaram, estarão abertos:
Maceió Shopping, em Mangabeiras – lojas âncoras, das 10h às 22h; já as lojas satélites e estabelecimentos das praças de alimentação funcionarão das 12h às 21h.
Parque Shopping, no bairro Cruz das Almas – lojas satélites, quiosques, praça de alimentação e lazer funcionarão das 12h às 21h; lojas âncoras e restaurantes, das 12h às 22h. No Centro Médico, apenas a Clínica Pele (8h às 21h) e o Hospital de Olhos Santa Luzia (7h às 21h) abrirão. Academia e lotérica estarão fechadas.
Não funcionarão lojas do Centro de Maceió, bancos, nem repartições públicas federais, estaduais e municipais. Já os supermercados vão abrir em horário normal.
O Mercado Público, Mercado de Artesanato, no bairro da Levada, e as feiras-livres dos bairros do Tabuleiro e Jatiúca estarão abertos até às 13h.

Deixe uma resposta