segunda-feira 15 de julho de 2024

Suco ou refrigerante, o que escolher?

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina

Uma das perguntas mais comuns é o que é melhor para a saúde, suco ou refrigerante. Normalmente, quem pergunta já tem preferência, buscando apenas reforçar suas convicções.

Quem prefere os sucos, ouviu todas as mensagens que tornam o refrigerante um vilão e conhece vários argumentos favoráveis. Quem prefere refrigerante, fala de praticidade e de prazer.

Mesmo que eu inicie dizendo que os sucos têm mais vantagens que os refrigerantes, a resposta definitiva, para essa pergunta, não é tão simples. Envolve diversos fatores, do tipo: Quais são os sucos, como devem ser consumidos e com que frequência?

Vamos então “começar do começo” …

Primeira reflexão é a seguinte, o que desejamos obter? Se nossa intenção é perder peso, acredite, nem os sucos e nem os refrigerantes ajudam.

O nosso organismo não costuma “registrar” líquidos como se fossem alimentos, via de regra, ambos servem para hidratar e para isso, tanto o suco quanto o refrigerante, cumprem essa função, ainda que não sejam os mais indicados.

Isso acontece, porque não causam muita saciedade, e não são perfeitamente “entendidos” como “comida”. É muito comum, quem deseja emagrecer, continuar com fome, mesmo depois de beber suco nos lanches, ou beber suco, em substituição da água, acrescentando dessa forma calorias e colocando o plano de perda de peso em risco.

Explicando melhor, ao invés de tomar o suco, devemos comer a fruta sem ser liquidificada ou espremida, para que a fibra contida nela ajude na diminuição da fome, evitando que a glicemia suba rapidamente (o açúcar no sangue) e essa vantagem o suco não promove, servindo apenas para matar a sede.

Estou usando como exemplo um suco natural. Se a preferência for por suco de caixinha, além do açúcar dissolvido, que gira em torno de 2 a 3 pacotinhos (daqueles prontos, que vemos nos restaurantes), ainda estamos usando um monte de conservantes e de corantes que não acrescentam benefícios à saúde.

Quanto aos refrigerantes, temos 2 opções, os refrigerantes Normais, que são feitos de água, açúcar, sal e corantes. Os refrigerantes Zero ou Light que contêm água, sal (mais que o normal), somado aos corantes. Neles não há nutrientes e quando há calorias, são “vazias”.

O estudo da obesidade tem apontado que o açúcar dissolvido nas bebidas tem colaborado muito com o aumento de peso da população. Deixe-me fazer uma pergunta simples: Você consegue comer 3 colheres de sopa de açúcar? Normalmente a resposta seria NÃO…

No entanto, se esse açúcar estiver diluído em uma latinha de refrigerante bem geladinho, dá pra beber todo de uma só vez? A resposta, possivelmente, seria SIM. Pois bem, essa é a quantidade de açúcar contido na latinha dos “normais” que bebemos sem sentir.

Como tenho falado, uma boa dica para acertar mais na alimentação é preferir alimentos minimamente processados. No caso das frutas, optar por comê-las e, se possível, com a casca. As fibras contidas ajudam, não apenas na diminuição da fome, como colaboram numa série de outros processos.
.
Em resumo, não há “lucro” em transformar frutas em suco ou fazer do refrigerante um hábito cotidiano, mesmo que seja o Zero, sem calorias, por causa do sódio e dos componentes químicos contidos neles.

Isso, no entanto, não significa que os sucos e os refrigerantes estão “proibidos definitivamente”. Dizemos apenas que eles não devem fazer parte da rotina, que seu uso (suco ou refrigerante) deve ser restrito a um dia de festa (lembrando que não vale para quem tem festa todo dia…).

Finalmente, na pergunta, suco ou refrigerante? A melhor resposta é ÁGUA, que deve ser consumida durante todo o dia, porque a manutenção de uma hidratação adequada, ajuda ao intestino, na pele e também no processo de emagrecimento.

Mais lidas

Além da pressão dos aliados, JHC tem agora que enfrentar ação no MP por R$

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina Na busca para reeleger-se, o

Alagoas conta com Núcleos de Apoio ao Fumante em 13 municípios

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina Com o objetivo de ajudar

STF volta a julgar recurso de Collor para anular condenação por corrupção na Lava-Jato

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina O Supremo Tribunal Federal (STF)

Marielle: a quem se destina a terra?

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina Por Eliane Brum, do portal

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

9 de setembro de 2020 3:24 por Katia Betina A Secretaria de Estado de

9 Comentários

  • Excelente texto e com informações bastante pertinentes!

    • Agradeço a interação

  • Gente isso funciona mesmo 🙂

    • Que bom saber da sua aprovação.

  • parabéns pelo site, ideias muito boas, sempre coloco em
    práticas as dicas daqui.

    • Feliz em colaborar.

  • dicas que realmente ajuda muito

    • Mande sugestões para as próximas

  • Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.com.br) e Cadastre-se
    Grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *