quarta-feira 4 de dezembro de 2024

Mudou alguma coisa?

19 de maio de 2021 5:40 por Redação

Confesso que tem sido difícil me convencer a voltar a escrever sobre política. Não é que esteja decepcionado com o que aconteceu no Brasil nos últimos anos. Em todos os aspectos, ultimamente, tivemos avanços consideráveis em quase todos os setores da vida brasileira. Ainda assim, quando nos posicionamos num confronto com as demais nações do mundo nos sentimos entristecidos e quase humilhados.

Temos a Justiça Eleitoral mais eficiente e fazendo uso do que há de mais avançado em questão de eleições/votações, do ponto de vista cientifico e tecnológico no mundo. E provavelmente, as eleições mais caras também.

Muito cedo, a observação de alguns detalhes das eleições me deu lições que foram muito importantes em toda minha vida como estudioso da política.

Na minha primeira eleição, em Porto Real do Colégio, por ser acadêmico de Direito e estudar na Capital, fui escolhido como Delegado de Partido, para atuar tanto na eleição, como na apuração dos votos, que se realizaria no dia seguinte após a eleição.

Devidamente paramentado de paletó de eleitor participei da eleição que transcorreu às mil maravilhas mesmo cercado por muita gente armada, tanto do “encarnado” como do “azul. ”
O ritual da apuração era mais sofisticado, até porque dali é que seriam conhecidos os resultados da eleição.

Nessa eleição ainda se usavam cédulas individuais (já podem adivinhar minha idade?). Estávamos todos, Juiz, candidatos, fiscais, delegados sentados à uma mesa retangular grande no salão principal da Prefeitura. Para mim e para os outros participantes aquilo era mesmo uma grande solenidade. O verdadeiro exercício da Democracia.

Entregue a urna ao Juiz, este, com a ajuda de sua secretária, despejava sobre a mesa, à vista de todos, todo o conteúdo da urna, que incluía atas e anotações. Após as instruções finais do Juiz para os escrutinadores, era iniciada a contagem.

Chamou-me a atenção uma filigrana técnica. Tomando a palavra, o Juiz, olhando para todos os lados e para mim em especial, informou que anunciaria a quantidade exata de cédulas para cada candidato, contida em cada envelope. Desta forma: para Vereador, José Dantas, sete cédulas. Take a look at free spins no deposit required keep your winnings. Para Vereador, Antônio dos Santos, 11 cédulas. Como aquela maneira de compatibilizar o voto me deixou intrigado e isso deve ter chamado a atenção do Juiz, Sua Excelência informou: “Estou declarando o número de cédulas em cada envelope para o candidato a vereador, por determinação legal.”

Nunca soube se era determinação legal ou não, mas tinha certeza de que era uma forma da Justiça Eleitoral contribuir para que os candidatos e chefes partidários “marcassem” e identificassem o voto dos eleitores mais humildes. Os chefões levavam mapas para a sala de apuração onde neles anotavam como tinham votado os eleitores cujos votos tinham sido marcados. Simples assim.

 

Eduardo Magalhães é Cientista Político e Caçador da Esperança

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

19 de maio de 2021 5:40 por Redação Uma perícia realizada pelo Instituto de

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

19 de maio de 2021 5:40 por Redação A Secretaria de Estado da Cultura

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

19 de maio de 2021 5:40 por Redação Veículos cadastrados em aplicativos de transporte

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

19 de maio de 2021 5:40 por Redação Por Iram Alfaia, do portal Vermelho

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

19 de maio de 2021 5:40 por Redação A mineração predatória que a multinacional

19 de maio de 2021 5:40 por Redação   Dados de Projetos Esportivos Clube

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

19 de maio de 2021 5:40 por Redação O senador alagoano Renan Filho (MDB),

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

19 de maio de 2021 5:40 por Redação   O Sindicato dos Servidores Públicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *