sexta-feira 19 de abril de 2024

SMTT alerta para estacionamento irregular durante as compras de fim de ano

Estacionar em locais indevidos impacta na fluidez das vias e prejudica o direito de ir e vir da população

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação

Operações de fiscalização coíbem estacionamento irregular em Maceió | Ascom SMTT

Com a aproximação das festas de fim de ano, é comum que as pessoas se desloquem até os shoppings, feiras livres e ao Centro da capital para as tradicionais compras. Com o intuito de reduzir as ocorrências de parada e estacionamento irregular em locais proibidos pela sinalização, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os condutores para que se atentem aos locais permitidos.

Ao estacionar em um local indevido e proibido pela sinalização, o condutor infrator ocasiona uma série de transtornos à população, a exemplo da obstrução do passeio público, fazendo com que os pedestres se arrisquem a transitar pelas vias e corram sérios riscos de atropelamento, além de restringir a acessibilidade das pessoas que possuem algum tipo de dificuldade de locomoção, causar congestionamentos e prejudicar a circulação do transporte público da capital.

“Neste período de final de ano é comum o aumento de veículos circulando pela cidade e, consequemente, um crescimento de estacionamento irregular em diversos bairros da cidade. Nesse sentido, a função das equipes de fiscalização da SMTT é garantir que o trânsito flua, possibilitando a circulação de veículos da melhor forma possível. É primordial que os condutores se atentem e adotem boas práticas no trânsito para que não prejudiquem o direito de ir e vir do próximo e nem sofram as medidas punitivas estabelecidas pelo CTB”, destacou o assessor técnico de Trânsito da SMTT, Wanderson Freitas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local proibido pela sinalização é uma infração que varia de natureza leve a gravíssima. As multas aplicadas aos condutores flagrados estacionados em locais irregulares vão de R$ 88,38 podendo chegar a R$ 293,47, além da perda de até sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida administrativa para esse tipo de infração é a remoção do veículo, que é levado ao pátio empresa Transguard, de onde só é liberado após regularização junto ao Município.

Como denunciar estacionamento irregular

Além dos agentes da Superintendência, os maceioenses também podem atuar como fiscalizadores e colaborar com os trabalhos denunciando a parada e o estacionamento irregular de veículos em locais proibidos pela sinalização. Para isto, basta ligar para o número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Outra opção para acionar os agentes de trânsito da Superintendência é pelo aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão. Pela plataforma tecnológica, que está disponível gratuitamente para quem possui um smartphone com o sistema operacional Android, os cidadãos podem, de forma rápida e prática, denunciar o estacionamento irregular. Para baixar o aplicativo clique aqui.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

16 de dezembro de 2020 7:38 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *