sexta-feira 19 de abril de 2024

Maceió recebe primeira unidade móvel de castração para cães e gatos

Equipamento administrado pela UVZ poderá castrar até 20 animais por dia

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação

Para ser atendido pelo serviço será necessário ser classificado como prioridade | Divulgação

O controle populacional de caninos e felinos em Maceió ganhou mais um aliado. Na segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou a primeira unidade móvel de castração de cães e gatos, que será coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). O equipamento coletivo, que atenderá áreas endêmicas para zoonoses, abrigos, Ong’s, comunidades e locais com alto índice de acidentes envolvendo animais; poderá castrar até 20 animais por dia, mas ainda não tem data certa para início.

De acordo com o coordenador geral da UVZ, Samy Barros, assim que forem concluídos os processos de aquisição de insumos os trabalhos serão iniciados. “Queremos começar de forma sólida e abastecida. São processos que estão sendo rigorosamente acompanhados e cumprindo todos os trâmites burocráticos necessários. Acredito que início de fevereiro tenhamos melhores respostas quanto a prazos de início operacional”, esclarece.

A castração é uma cirurgia simples e o único método contraceptivo realmente eficaz, que causa a perda da capacidade reprodutora definitivamente de cães e gatos, evita a disseminação de zoonoses, o abandono de animais e o descontrole populacional. Hoje, o centro cirúrgico fixo da UVZ realiza cerca de 60 castrações ao mês, com o equipamento móvel, inicialmente serão castrados até 20 animais por dia.

Samy Barros reafirma a importância do castramóvel para a melhoria do atendimento da UVZ. “Passamos a ter um Centro Cirúrgico sobre rodas. Isso significa acessibilidade a locais onde o Tema Animal não existia. O equipamento será mais uma porta de entrada para triagem e controle de Zoonoses no município de Maceió”, expõe.

Para ser atendido pelo serviço será necessário ser classificado como prioridade. “O equipamento é coletivo e não individual. Ou seja, atenderá grupos de animais e não individualmente, porta a porta. Com ele passamos a ter dois centros cirúrgicos: o Móvel  para áreas endêmicas para zoonoses, abrigos; e o Fixo, para pessoas que possuam pets domiciliados, situações que envolvam poucos animais semi ou domiciliados”, explica o coordenador geral da UVZ.

De acordo com o Comendador da Causa Animal essa luta foi iniciada em 2015, quando os militantes da causa animal em Maceió começaram a insistir sobre a necessidade do castramóvel e de um Hospital Público Veterinário, mas só em 2016 com reuniões com o Samy Barros, que de fato começou os trâmites para aquisição do equipamento.

“Primeiro ele pediu para o vereador Lobão fazer uma Emenda Parlamentar do valor para aquisição de um Castramóvel em 2017 e prontamente o vereador fez, mas tempo depois a emenda caducou e ficamos sem o recurso. Porém o Dr. Samy não desistiu da ideia e foi atrás do recurso e hoje estamos aqui com o nosso primeiro CASTRAMÓVEL de muitos que virão”, revelou o comendador em suas redes sociais.

Fonte: Amo Animal

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

22 de dezembro de 2020 4:56 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *