22 de janeiro de 2021 4:07 por Geraldo de Majella
A esquerda na eleição de 2020 em Maceió elegeu apenas o médico Valmir de Melo Gomes, Dr. Valmir, como foi registrado o seu nome. Tem uma longa militância na esquerda alagoana, foi militante do PCdoB e, atualmente, é filiado ao Partido dos Trabalhadores. Tem 63 anos, é médico concursado da prefeitura de Maceió, tem origem no antigo distrito industrial de Fernão Velho, onde trabalhou.
O vereador Valmir Gomes (PT) é um tipo discreto, mas com convicções ideológicas claras. Como profissional da saúde tem se dedicado a atender a população pobre nos bairros de Maceió. É uma referência em políticas públicas, notadamente no Programa Saúde da Família (PSF). A sua dedicação a esse programa vai muito além de uma atividade como médico; é uma convicção de que o médico e os demais profissionais de saúde, ao atuarem mais próximo das pessoas, salvam vidas e reduzem o adoecimento da população mais pobre e vulnerável.
A esquerda terá no vereador Valmir Gomes o seu representante na Câmara. Sua voz será a voz de muitos que estão sem voz e sem representação no parlamento municipal.
É sua a ideia de que a Secretaria de Educação adquira produtos para a alimentação escolar como o sururu e pescados das marisqueiras e dos pescadores de Maceió. Assim gera renda, os alunos se alimentam com comida saudável e com os necessários nutrientes. Esse será um grande desafio para o seu mandato, pois se deparará com lobbies e máfias.
Valmir, como vereador, terá a oportunidade de conhecer parte das entranhas do poder e como são realizadas as negociações, como se comportam os lobbies na área da saúde e nas demais áreas. Mesmo que seja a única voz, não importa, precisamos dela para tomar conhecimento de como os interesses empresariais operam e como o povo tem sido vilipendiado a partir do que seria a sua representação, o parlamento.
Sua voz será a voz dos funcionários públicos, dos vulneráveis, dos humilhados, de todos nós.
Confiamos em você, Valmir.
Boa sorte.