16 de março de 2021 7:26 por Marcos Berillo
Com 88% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados, número que chega a 91% na capital, o governo de Alagoas decretou que o estado entra na fase vermelha a partir da próxima sexta-feira (19). Serão 14 dias de medidas restritivas severas, que inclui toque de recolher das 21 horas às 6 da manhã, conforme anunciou o governador Renan Filho durante live nesta terça-feira (16).
Nesta fase, praias, rios e lagoas fecham aos sábados e domingos, porém, as praias ficam liberadas para atividades físicas durante a semana.
O comércio fecha aos sábados, domingos e segundas, com horário reduzido de funcionamento: as lojas dos centros das cidades abrem das 9h às 17h e lojas de rua e de galerias das 10h às 18h. Já os shopping centers abrem das 11 as 20h, fechando aos sábados, domingos e terças.
Pessoas com mais de 60 anos e com comorbidades estão proibidas de entrar em academias e centros de ginástica, que podem abrir com 30% da capacidade de funcionamento.
O transporte intermunicipal fica interditado por 14 dias assim como os bares e restaurantes, estando liberado o sistema “pegue e leve”. As escolas podem funcionar no sistema híbrido e os hotéis podem funcionar normalmente. O futebol segue liberado durante a fase vermelha.
Veja um resumo das medidas:
– Toque de recolher das 21h às 06h, exceção locomoção de trabalho
– Praia, rios e lagoas fechadas aos fim de semana. Calçadão permitido para atividade física só durante a semana.
– Comércio e lojas permanecem abertos, das 09h as 17h. Fechado sábado, domingo e segunda-feira.
– Shopping das 11h às 20h. Fechado sábado, domingo e terça-feira.
– Lojas de ruas e galeria das 10h as 18h, fechado sábado, domingo e segunda feira.
– Academias funcionando com 30% e sob agendamento. Vetado para pessoas acima de 60 anos e com comorbidades.
– Igrejas com 30% da capacidade. Salões de beleza apenas sob agendamento.
– Transporte intermunicipal proibido.
– Prazo de 14 dias.