14 de abril de 2021 7:45 por Thania Valença
O decreto 73.905, que estabelece regras de distanciamento social pra enfrentamento à Covid-19 em Alagoas, permanece praticamente o mesmo, com pouquíssimas alterações. O que mudou, basicamente, foi o horário de funcionamento de bares e restaurantes, que ganharam mais 4h, passando a funcionar até 20h, de segunda a sexta-feira.
Até então, o horário de funcionamento com público presente era até as 16h. A abertura aos finais de semana segue proibida, podendo funcionar apenas por delivery e no sistema pague e leve.
Ao avaliar os resultados do Plano de Distanciamento Social Controlado, em entrevista coletiva na manhã esta quarta-feira, 14, o governador Renan Filho destacou a medida que amplia o funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes.
“Mantivemos o fechamento de diversos segmentos econômicos aos finais de semana, inclusive de praias, shoppings, comércio, mas com o funcionamento garantido durante a semana, o que permite um equilíbrio entre a atividade econômica e as necessidades sanitárias. E ampliamos por mais quatro horas o funcionamento de lanchonetes, restaurantes e bares, principalmente porque não há aglomeração até as 20 horas”, disse o governador.
Segundo ele, o governo continua trabalhando para fazer regredir os casos e os óbitos por Covid-19. “A gente espera, com essas medidas, observar a regressão do crescimento de mortes, de casos e também manter a ocupação da capacidade instalada estabilizada, mesmo que ainda num patamar elevado nessas próximas semanas”, finalizou Renan Filho.
As regras
A fase vermelha em Alagoas proíbe a circulação de pessoas nas ruas das 21h às 5h. O calçadão da orla marítima poderá ser utilizado individualmente durante a semana, mas está vedado às sextas, sábados e domingos, seja para atividades físicas, sociais ou comerciais. Durante o período, o transporte intermunicipal está funcionando com 30% da frota.
Já os shoppings estão proibidos de abrir aos sábados, domingos e terças-feiras — nos demais dias, eles funcionarão das 11h às 20h. O funcionamento do comércio do centro das cidades continuará das 9h às 17h, de terça a sexta-feira. As lojas de bairros e de galerias funcionarão das 10h às 18h, fechando, obrigatoriamente, aos sábados, domingos e segundas-feiras. Os horários diferenciados ocorrem para que não haja possíveis aglomerações no transporte público.