16 de abril de 2021 9:48 por Thania Valença
Em parceria com o Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria de Alagoas (Sindivest), Prefeitura de São Miguel dos Campos, Governo do Estado e Sebrae/AL, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) inaugurou a Unidade de Capacitação do Vestuário de Vera Cruz na manhã da última quarta-feira (14). Situada no Polo Vera Cruz, em São Miguel dos Campos, a Unidade já está equipada e pronta para iniciar as atividades, contando com cinco galpões industriais ao todo.
O principal objetivo é capacitar a mão de obra local e desenvolver a produção têxtil miguelense, gerando emprego e renda para a população. Marcaram presença na solenidade de inauguração o presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, o presidente do Sindivest/AL, Francisco Acioli, o vice-presidente da Fiea e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AL, José Nogueira, o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, entre diversos vereadores, secretários, empresários industriais, representantes da sociedade civil e da imprensa.
Na oportunidade, quatro indústrias receberam os termos de doação para que possam instalar-se na unidade. O presidente José Carlos Lyra parabenizou os trabalhos de Acioli, Clemente e do Governo de Alagoas, representado pelo Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Rafael Brito. “Empreendedorismo é a palavra de ordem. Ainda há muito trabalho a ser feito”, enfatizou Lyra.
O presidente do Sindivest/AL, Francisco Acioli, agradeceu aos parceiros que tornaram possível o projeto de construção da Unidade. “Estamos aqui hoje mostrando que todas as coisas feitas com carinho, dedicação e conhecimento dão certo. Valorizem o produto local, comprem dessas indústrias, e nós vamos conseguir gerar muito mais emprego. Só depende de nós. Se continuarmos de mãos dadas, tenho certeza que São Miguel será um polo muito forte para a confecção no estado”, afirmou.
José Carlos Lyra e Acioli também receberam os agradecimentos do prefeito George Clemente, que se comprometeu com a reestruturação do setor industrial da cidade, algo que estava entre as demandas da população local: “O que queremos agora é trabalhar pelo desenvolvimento de São Miguel dos Campos. Através do Distrito Industrial, vamos realizar o sonho dos miguelenses, que é trazer indústria para gerar emprego e renda. A gente precisa unir forças, ninguém é forte sozinho”.
Em sua fala, destacou a homenagem que a Unidade de Capacitação representa ao receber o nome de Vera Cruz, antiga fábrica têxtil que pertenceu à família do vice-presidente da Fiea e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/AL, José Nogueira, que também destacou a honra de tal homenagem e a importância das parcerias entre as instituições. “Conte com o Sebrae, estamos à disposição nesta parceria, e é um prazer para nós firmá-la”, concluiu.
A Prefeitura de São Miguel aproveitou a solenidade para inaugurar também a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), nomeando seu secretário, Álvaro Leiva. Assim, São Miguel dos Campos se tornou a primeira cidade do interior do Estado a possuir uma Secti. “Temos uma geração que precisa se sentir inserida nessa mudança de economia que o mundo vive. Chico [Acioli] entendeu a velocidade que queríamos fazer e não teve medo de trazer pessoas de confiança. Vamos colocar São Miguel no rol do desenvolvimento do vestuário, da indústria”, salientou Leiva.
Durante as solenidades, também foi reativada a Sala do Empreendedor junto à sede da Secti, ato que, junto à abertura da Unidade de Capacitação Vera Cruz, ajudou a marcar um novo começo de produção industrial e o empreendedorismo em São Miguel dos Campos.
Texto: Assessoria Unidade Sindical/Fiea