29 de abril de 2021 11:35 por Thania Valença
O professor e pesquisador Helton Santos disse que vai às ultimas instâncias da lei para que o vereador Fábio Costa (PSB) prove a acusação que lhe fez, chamando-o de “maconheiro”. A manifestação do vereador, que é também delegado da Policia Civil, teria ocorrido na última quarta-feira, 28, na Câmara Municipal de Maceió, durante ato organizado por entidades populares contra a concessão do título de cidadão honorário ao presidente Jair Bolsonaro.
“Se o vereador Fábio Costa provar que sou maconheiro eu deixo de dar aulas. Se não provar, terá que deixar o mandato” – afirmou o professor, denunciando em seu Instagram que foi brutalmente ofendido pelo parlamentar. Ele explicou que foi a Câmara junto com outros militantes tentar convencer os vereadores a não aprovarem a proposta de concessão do título.
Iniciativa do vereador Leonardo Dias (PSD), o projeto acabou retirado da pauta de votação por pressão popular e entendimento contrário de vários vereadores, ficando sem data para ser apreciado novamente.
Mesmo com esse resultado, o professor Helton Santos disse que vai denunciar a agressão que sofreu na Procuradoria Geral do Município e na Corregedoria Geral da Polícia Civil de Alagoas. “O vereador Fábio Costa fez uma acusação e, seja como parlamentar ou como delegado, terá que prová-la” – afirmou.
Para a jornalista e militante Élida Miranda, que estava na manifestação, o vereador quis “defender o indefensável”. Ela se apresentou como testemunha da ofensa ao professor Helton, confirmando que este foi chamado de maconheiro. “O papel do vereador é defender os interesses da população, e não agredir o cidadão” – reclamou Miranda.
Ao tornar pública a ofensa, o professor Helton Santos disse que, sem argumentos para participar do debate acerca da proposta de homenagem a Jair Bolsonaro, Fábio Costa “acabou incorrendo em crime”.
O delegado Fábio Costa assumiu o primeiro mandato parlamentar em janeiro último, tendo sido eleito o vereador mais votado por Maceió. Pernambucano, além do exercício do cargo legislativo, ele atua na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na capital.
Veja o vídeo: https://www.instagram.com/tv/COOTyZfjXx0/?utm_source=ig_web_copy_link
Em tempo: A reportagem do 082noticias não conseguiu contato com o vereador Fábio Costa. O espaço está disponível para ele manifestar posição diante da queixa apresentada.
5 Comentários
Delegado bozonarista e truculento. Tem de compreender que foi eleito não para “passar banha” e virar, como a imensa maioria dos edis, historicamente, FABRICADORES dessas INÚTEIS e RIDÍCULAS “comendas”. E está para o GENOCIDA, é uma OFENSA aos maceioenses. Vereador, não use seu poder de delegado para, COVARDEMENTE, intimidar as pessoas. Honre seu excelente salário de político e comece a TRABALHAR de verdade! É Isto o que se espera da classe política.
Esse delegado deve ser mais um , pernambucano que veio encher o bucho aqui em meu estado,que usa do cargo de delegado para ameaçar e agredir. Sinceramente, eu já fui fazer um B.O E o tratamento é tão humilhante que hoje prefiro deixar para lá. Pessoas olham para o cidadão com desconiança e com olhar de ameaça.
Prof Helton, estive na Camara durante todo o dia e tive o desprazer de ver sua postura à porta desta. baderneiro, utilizando de palavras de baixo calão, mandando pessoas tomar no c* e tirando o sossego e paz de todos aqueles que ali se faziam presente. essa parte o senhor nao contou né? típico militante mortadela, desocupado e frustrado. Pena dos seus alunos.
Começou mal o vereador, ele foi eleito para defender os interesses do povo, e não agredir professor, ou ele não sabe que chegou onde chegou, graças aos professores que passaram por sua vida.. Sou solidária ao professor Helton Santos.
O QUE ESSE PROFESSOR, ESTÁ EM UMA BADERNA EM PLENO ESPEDIENTE, ERA PARA ESTA TRBALHANDO FAZENDO SEU PLANO DE AULA E NÃO DANDO MAU EXEMPLOS PAR SEUS ALUNOS, QUE DEMOCRACIA É ESSA, É DO QUANTO PIOR MELHOR , A PLOLITICA DA ESQUERDA.