sexta-feira 19 de abril de 2024

O PSB em Alagoas é uma legenda tóxica

É necessário acompanhar a atuação parlamentar desses e de outros vereadores para denunciá-los e mostrar o quanto são nocivos à sociedade.

3 de maio de 2021 6:48 por Geraldo de Majella

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas foi reorganizado em 1985. Perdeu e ganhou eleições, durante doze anos administrou Maceió e por oito anos Alagoas foi governada pelos socialistas em aliança com a esquerda e o centro. Há um legado histórico construído na capital e no estado a ser lembrado sem causar vergonha ou constrangimento. O PSB dialogou com os movimentos sociais, de defesa dos direitos humanos e também com os pequenos, médios e grandes empresários.

O PSB foi se transformando nos últimos anos numa legenda tóxica para os movimentos sociais e se constituiu num agrupamento bolsonarista para vergonha dos seus fundadores e antigos filiados. Hoje é um covil de direitistas que tem como plataforma o armamentismo e a necropolítica, bem como o ódio aos pobres.

A bancada “socialista”, composta por Fábio Costa (delegado da polícia civil), Francisco Sales e Siderlane Mendonça, está à disposição para empalmar as propostas mais reacionárias e, principalmente, as que pressionem e humilham a População em Situação de Rua.

A virulência com que o vereador Fábio Costa se dirigiu, na porta da Câmara Municipal, ao professor Helton Santos, que em companhia de outros manifestantes protestavam contra a aprovação do projeto de lei que concede o título de cidadão honorário de Maceió a Jair Bolsonaro, é uma demonstração insofismável do quanto é intolerante, preconceituoso e intimidatório. Acusar o professor de maconheiro é o que simboliza a sua atuação como vereador.

A atual legislatura tem alguns dos mais virulentos bolsonaristas; dois estão agasalhados no PSB: Fábio Costa e Siderlane Mendonça; o terceiro é Leonardo Dias, do PSD. Essa bancada é a ponta de lança do que há de mais atrasado e reacionário.

É necessário acompanhar a atuação parlamentar desses e de outros vereadores para denunciá-los e mostrar o quanto são nocivos à sociedade. O professor Helton Santos é a primeira vítima pública desse vereador, mas não é possível deixar passar isso despercebido. O violento em geral age sob o manto da impunidade; o vereador sabe disso de ofício e como delegado tem conhecimento de como funciona a violência institucionalizada.

Agora como vereador, os seus atos são públicos e não pode fugir das suas responsabilidades. Os movimentos sociais e a cidadania ativa estão olhando a sua conduta e a dos demais. O PSB não vai se manifestar contrariamente ao seu campeão de votos; esse comportamento violento foi incorporado como uma plataforma de governo.

O PSB em Alagoas é uma legenda tóxica.

 

Mais lidas

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

3 de maio de 2021 6:48 por Geraldo de Majella O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

3 de maio de 2021 6:48 por Geraldo de Majella Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

3 de maio de 2021 6:48 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

3 de maio de 2021 6:48 por Geraldo de Majella A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

3 de maio de 2021 6:48 por Geraldo de Majella A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

3 de maio de 2021 6:48 por Geraldo de Majella Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

3 de maio de 2021 6:48 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

1 Comentário

  • Minha solidariedade ao professor Helton.?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *