sexta-feira 26 de abril de 2024

Aliança de Marcius com governo pode gerar rompimento de Lessa com família Beltrão

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença

Ronaldo Lessa reafirma que é oposição ao governo de Renan Filho | Foto: Reprodução

Quando, em janeiro do ano passado, anunciou seu rompimento com o governador Renan Filho (MDB), o atual vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa, não imaginou que pouco mais de um ano depois estaria publicando nota contra um integrante de seu partido, o PDT, em reação a uma articulação do chefe do executivo alagoano. Nesta quinta-feira, 6, Lessa, que foi governador de Alagoas por dois mandatos, e prefeito de Maceió também por duas vezes, assinou nota anunciando o afastamento de Marcius Beltrão da direção estadual da legenda.

Primeiro, a nota do comando pedetista revela surpresa com a indicação dele para compor o governo de Renan Filho, como secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo. O que indica que a decisão do parlamentar de aceitar o convite do governador foi individual.  Reafirmando posicionamentos anteriores, o PDT declara, na nota, que não faz parte da composição com o governo do estado, e que, por isso, decidiu pelo afastamento cautelar de Marcius Beltrão das funções de dirigente partidário.

Slide 1
Slide 2

E mais, a concordância dele em compor um governo ao qual seu partido se opõe, vai levá-lo a responder processo interno, por questões éticas. “Cautelarmente o filiado Marcius Beltrão foi afastado das funções de direção do partido até os desdobramentos do processo no conselho de ética, conferindo ao filiado, no momento oportuno, todo direto à ampla defesa e ao contraditório” – pontua a nota do PDT.

Segundo o partido, o deputado terá prazo de três dias úteis para se explicar presencialmente ou por escrito, sobre os fatos que provocaram seu afastamento.

Marcius Beltrão, ao ser empossado na Sedetur | Foto Secom/AL

Presidente do PDT em Alagoas e vice-presidente da legenda no Nordeste, Ronaldo Lessa rompeu com Renan Filho no começo de 2020. Depois de uma rápida passagem pela Secretaria de Estado da Agricultura, em 2019, de onde saiu reclamando da falta de apoio do governador às ações em favor dos agricultores alagoanos, Lessa anunciou que estaria na oposição ao MDB.

“Minha relação política com os Calheiros [senador Renan e o governador Renan Filho]acabou. Pra mim está encerrado. Temos pontos absolutamente divergentes e eu espero continuar minha carreira política com oposição ao governo” – disse ele à época, em entrevista ao jornalista Marcos Rodrigues, da Gazeta de Alagoas.

Por isso, como demonstra a nota da executiva estadual, não faz sentido aceitar que um correligionário componha o governo ao qual o partido se opõe.

Ex-prefeito de Penedo, Marcius Beltrão, 46 anos, é sobrinho do falecido deputado estadual João Beltrão, que comandou com mãos de ferro o poder político administrativo de quase toda região Sul de Alagoas. Os Beltrão estão no comando de cinco municípios do Litoral Sul: Coruripe, Penedo, Piaçabuçu, Jequiá da Praia e Feliz Deserto.

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

7 de maio de 2021 10:38 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *