sábado 15 de março de 2025

Câmara aprova projeto que retira prioridade de assentados no fornecimento de merenda escolar

Comunidades quilombolas e indígenas também são prejudicadas com PL

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação

Produtores rurais de Araguaina (TO) que produzem alimentos destinados à merenda escolar | Reprodução/TV Anhanguera

Foi aprovado na semana passada, pela Câmara, um projeto de lei de autoria do deputado Vitor Hugo (PSL/GO) que acaba com a prioridade de assentamentos da reforma agrária e comunidades indígenas e quilombolas no fornecimento de alimentos da merenda escolar.

Segundo a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), a alteração prejudica o pequeno produtor, pois o projeto aprovado mantém o percentual para todas as categorias, inclusive para os assentamentos e para as comunidades, mas retira da redação a prioridade a estes últimos.

“Tira a palavra [prioridade]justamente para liquidar e para dificultar a aquisição desse tipo de produto das comunidades mais empobrecidas e vulneráveis do nosso país, inclusive dos pequenos agricultores. Esse projeto pode levar à concentração”, disse.

Pela legislação atual, pelo menos 30% da merenda adquirida com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser adquiridas, diretamente, da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de organizações, priorizando os assentamentos de reforma agrária, comunidades e comunidades quilombolas. A verba do PNAE é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Outra crítica do PL é a presidente da Comissão de Educação, deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO). Segundo ela, o projeto “invade espaços de autonomia dos municípios”.

O texto segue agora para apreciação do Senado e, se aprovado, entra em vigor 90 dias após a publicação.

*Com informações do G1

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação Os projetos sociais e educativos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação Um grupo de entidades acionou

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação O ministro da Justiça e

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação Por Marcelo Auler Na expectativa

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação Por Thiago Aquino, da Agência

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação Alagoas registrou a abertura de

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação A obesidade está por trás

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

10 de maio de 2021 3:28 por Da Redação Por Lucas Toth, do portal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *