11ª edição do Circuito Penedo de Cinema lança edital 2021

0
Por Vanderlei Tenorio

Este ano, a 11ª edição do Circuito Penedo de Cinema será híbrida (on-line e presencial) e totalmente gratuita. Anote na agenda, o evento ocorrerá de 22 a 28 de novembro de 2021. Vale a pena acompanhar, o Circuito Penedo de Cinema é uma das iniciativas mais notáveis e importantes de estímulo à produção e difusão audiovisual alagoana. Presta atenção, o processo de inscrições para curtas-metragens em mostras competitivas começa na sexta-feira (21) e vai até 11 de julho de 2021. Ficou animado, né. Para conferir e acessar o edital da 11ª edição do evento basta ir ao Instagram do Circuito (@circuitopenedo), ou no site https://circuitopenedodecinema.com.br/.

Os realizadores devem se inscrever on-line exclusivamente através da plataforma FilmFreeway. As produções podem ser inscritas em uma das três mostras competitivas que compõem o Circuito: 14º Festival do Cinema Brasileiro de Penedo, aberto para todos os realizadores, sem nenhuma restrição de abordagem, exceto filmes publicitários e institucionais; 11º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, direcionado para produções feitas nas instituições de ensino superior e escolas técnicas de cinema de qualquer parte do país; e 8º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental que recebe curtas com temáticas direcionadas ao meio ambiente, com abordagem nos ambientes natural ou antrópico.

 

Ficou interessado?

Para concorrer, os proponentes têm que ser diretores ou produtores dos filmes, que devem ter até 25 minutos de duração, incluindo os créditos, e não haver participado de seletivas em edições anteriores do Circuito Penedo. O resultado da seleção está programado para ser divulgado no dia 30 de agosto de 2021.

Mais informações:

As produções selecionadas para as Mostras Competitivas serão avaliadas por um Júri Oficial convidado pelo festival, a ser divulgado posteriormente, e também por um Júri Popular, que será definido a partir da votação do público durante o evento. Os realizadores concorrerão ao Troféu Canoa de Tolda de melhor filme em cada categoria (Brasileiro, Universitário e Ambiental). Além das tradicionais Mostras Competitivas, o Circuito conta com a Mostra de Cinema Infantil, que também está recebendo propostas de curtas-metragens. A seleção da curadoria se dará a partir das inscrições voluntárias dos produtores, conforme o edital lançado nesta segunda-feira.

A última edição do Circuito trouxe o formato híbrido, inédito no cenário dos festivais de cinema no Brasil. Na ocasião, o evento recebeu mais de 800 filmes inscritos de toda parte do país.

Para maiores esclarecimentos e dúvidas sobre o edital, comunicar pelo e-mail producao.circuitopenedo@gmail.com.

Palavra da organização:

‘‘Ano após ano, o Circuito se reinventa e busca abrir espaço para novas discussões, sempre reafirmando seu papel como instrumento para olhares e perspectivas sobre o vasto patrimônio audiovisual alagoano e nacional, em diálogo com a educação. Durante sete dias, a cidade histórica de Penedo recebe uma programação intensa e gratuita. Com a execução também digital do Circuito, além dos filmes disponibilizados no site do evento, debates, rodas de conversa e oficinas passaram a acontecer em formato on-line. O programa engloba ainda a exibição de longas-metragens brasileiros e uma retrospectiva da Mostra Sururu de Cinema. O festival se apresenta como lugar de resistência e luta diante das situações adversas para o campo da cultura no país. É nesse contexto de reafirmação do cinema nacional, de suas produções e da empregabilidade promovida pelo setor que o evento se faz ainda mais importante, declara os responsáveis do evento’’.

O Circuito, composto por três festivais competitivos, mostras não-competitivas e pelo 11º Encontro de Cinema Alagoano, é uma realização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBHSF), da Prefeitura de Penedo e do Sebrae Alagoas.

* A partir de informações da assessoria de imprensa do Circuito.

Deixe uma resposta